![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SetaDireitaPM.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SetaEsquerdaPM.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/bt-titulo-destaques-trans-1.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/03/dest-pesquisa-transformacao-2024.jpg)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/bt-titulo-processos-empresas-1.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Analises-cards-2.jpg)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-01-internet.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Analises-cards-3.jpg)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-02-internet.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Analises-cards-4-5.jpg)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-03-internet.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/bt-titulo-pesquisas-trans.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-2023-trans.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-2022-trans.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-2018-trans.png)
![](https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2024/01/btn-2015-trans.png)
Quase todos os empresários de Pequenos Negócios utilizam celular e internet no celular, tanto no negócio quanto na residência. Em menor escala, a internet também é utilizada em lugares que oferecem de forma gratuita e em cyber caffes.
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.
Entre 2018 e 2022, aumentou o nível de utilização de celulares e o acesso à internet, em especial, o acesso à internet por meio de celular, praticamente atingindo a universalidade dos Pequenos Negócios existentes no país. Entre 2022 e 2023, houve aumento no uso de computador no negócio.
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.
73% dos Pequenos Negócios possuem algum tipo de perfil em redes sociais, páginas ou sites na internet. São destaques: Instagram, Facebook, site da empresa na internet e Linkedin.
Dentre as empresas que possuem perfil nas redes sociais, os serviços mais comuns que são disponibilizados são:
“catálogo de produtos” (50%), “fale conosco” (50%), “reclamações/sugestões” (40%) e “Preços dos prod./serv.” (36%)
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.