Quase todos os empresários de Pequenos Negócios utilizam celular e internet no celular, tanto no negócio quanto na residência. Em menor escala, a internet também é utilizada em lugares que oferecem de forma gratuita e em cyber caffes.
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.
Entre 2018 e 2022, aumentou o nível de utilização de celulares e o acesso à internet, em especial, o acesso à internet por meio de celular, praticamente atingindo a universalidade dos Pequenos Negócios existentes no país. Entre 2022 e 2023, houve aumento no uso de computador no negócio.
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.
73% dos Pequenos Negócios possuem algum tipo de perfil em redes sociais, páginas ou sites na internet. São destaques: Instagram, Facebook, site da empresa na internet e Linkedin.
Dentre as empresas que possuem perfil nas redes sociais, os serviços mais comuns que são disponibilizados são:
“catálogo de produtos” (50%), “fale conosco” (50%), “reclamações/sugestões” (40%) e “Preços dos prod./serv.” (36%)
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.