Quase todos os empresários de Pequenos Negócios utilizam celular e internet no celular, tanto no negócio quanto na residência. Em menor escala, a internet também é utilizada em lugares que oferecem de forma gratuita e em cyber caffes.
Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.
Entre 2018 e 2022, aumentou o nível de utilização de celulares e o acesso à internet, em especial, o acesso à internet por meio de celular, praticamente atingindo a universalidade dos Pequenos Negócios existentes no país.
Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.
Cerca de 82% dos Pequenos negócios realizam algum tipo de venda por canais digitais. Os mais comuns são: Whatsapp, redes sociais e sites próprios. Cerca de 1/3 dos que fazem vendas digitais afirmam que estas vendas respondem por mais de 20% do seu faturamento.
Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.
Sua empresa já possui o certificado digital A1 (e-CNPJ), documento digital que garante a autenticidade da comunicação entre empresa e Receita Federal?
Cerca de 2/3 dos Pequenos Negócios afirma que já possui certificado digital A1 (e-CNPJ), registro digital que permite o reconhecimento (e a comunicação) da firma junto diversos órgãos federais, em especial, junto a Receita Federal.
Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.
Cerca de 57% dos Pequenos Negócios possuem algum tipo de perfil em redes sociais, páginas ou sites na internet. São destaques: Instagram, Facebook, site da empresa na internet e perfil no youtube.
Dentre as empresas que possuem perfil nas redes sociais, os serviços mais comuns que são disponibilizados são:
“fale conosco” (65%), “catálogo de produtos” (65%), “reclamações/sugestões” (54%) e “vendas on line” (45%)
Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.