Relatórios 2023

Relatórios 2022

Relatório 2018

Relatório 2015

Infográficos

Onde utiliza internet?

Quase todos os empresários de Pequenos Negócios utilizam celular e internet no celular, tanto no negócio quanto na residência. Em menor escala, a internet também é utilizada em lugares que oferecem de forma gratuita e em cyber caffes.


Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.

Já acessou o Sebrae pela Internet?

Dos empresários que possuem acesso à internet, 54% já acessaram o SEBRAE pela internet


Fonte: SEBRAE (2023), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2023, 6ª edição, nov/23.

Uso de recursos de informática selecionados

Entre 2018 e 2022, aumentou o nível de utilização de celulares e o acesso à internet, em especial, o acesso à internet por meio de celular, praticamente atingindo a universalidade dos Pequenos Negócios existentes no país.

Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.

Quais das opções a seguir sua empresa utiliza para vender através de canais digitais?

Cerca de 82% dos Pequenos negócios realizam algum tipo de venda por canais digitais. Os mais comuns são: Whatsapp, redes sociais e sites próprios. Cerca de 1/3 dos que fazem vendas digitais afirmam que estas vendas respondem por mais de 20% do seu faturamento.

Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.

Sua empresa já possui o certificado digital A1 (e-CNPJ), documento digital que garante a autenticidade da comunicação entre empresa e Receita Federal?

Cerca de 2/3 dos Pequenos Negócios afirma que já possui certificado digital A1 (e-CNPJ), registro digital que permite o reconhecimento (e a comunicação) da firma junto diversos órgãos federais, em especial, junto a Receita Federal.


Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.

Sua empresa possui perfil em alguma rede social ou página/site na web/Internet?

Cerca de 57% dos Pequenos Negócios possuem algum tipo de perfil em redes sociais, páginas ou sites na internet. São destaques: Instagram, Facebook, site da empresa na internet e perfil no youtube.



Dentre as empresas que possuem perfil nas redes sociais, os serviços mais comuns que são disponibilizados são:
“fale conosco” (65%), “catálogo de produtos” (65%), “reclamações/sugestões” (54%) e “vendas on line” (45%)

Fonte: SEBRAE (2022), Transformação Digital Nos Pequenos Negócios 2022, 5ª edição, nov/22.

Qual das seguintes frases representam melhor a situação em que você vive agora?



A empresa paga aluguel do local onde funciona o negócio?






Nos últimos 3 meses foi realizado algum investimento no negócio?