A importância da
Avaliação de Impacto
Entender a lógica da Avaliação de Impacto é importante para todas as pessoas inseridas em instituições que trabalham ativamente executando projetos e programas para um determinado público-alvo, como o Sebrae junto ao Pequeno Negócio. A Avaliação de Impacto é um processo essencial que identifica e mede os efeitos de uma ação, projeto ou política e sua importância vai além da simples análise: é um pilar estratégico para a administração do Sistema Sebrae.
Realizar uma Avaliação de Impacto robusta permite que a instituição identifique os efeitos reais de suas políticas, programas e iniciativas, garantindo que cada ação esteja alinhada com os objetivos. Isso fortalece a eficiência operacional e a transparência, além de demonstrar o compromisso do Sebrae com uma gestão responsável e orientada para resultados que realmente transformam o cenário econômico e social do Brasil.
Cronograma
- • Abertura;
- • Introdução à Avaliação de Impacto: por que, para que e quando fazer?
- • O problema central da Avaliação de Impacto: o contrafactual;
- • A diferença entre causalidade e correlação;
- • A Teoria da Mudança.
- • O passo a passo para desenvolver uma Avaliação de Impacto;
- • Uma introdução ao método de Pareamento;
- • Uma introdução ao método de Diferenças em Diferenças;
- • Acompanhamento de exemplos SEBRAE.
- • Estudo de Caso SEBRAE: aplicando estratégias para o desenho de uma Avaliação de Impacto;
- • Discussões sobre o Estudo de Caso;
- • Os desafios da Avaliação de Impacto;
- • Encerramento.
Palestrantes
Mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em modelos de seleção amostral, e graduada em Estatística e Matemática pela mesma instituição.
Atualmente, atua como Analista Estatística no Núcleo de Pesquisa e Gestão do Conhecimento (NPGC) do Sebrae Nacional.
Como Analista de Negócios no Banco SICOOB, desenvolveu modelos preditivos utilizando algoritmos de Machine Learning. No Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), contribuiu com a execução de diversas pesquisas amostrais e análises demográficas na Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA), além de atuar como consultora na FIOCRUZ, na área de amostragem.
Sua expertise em Avaliação de Impacto foi fortalecida no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde aplicou diferentes metodologias para avaliar políticas públicas e a alocação de recursos.
Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Atualmente é Cientista de Dados no Sebrae Nacional.
Atuou como consultora de pesquisa para avaliação de impacto no terceiro setor, especificamente de programa para inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho de tecnologia (Recode Pro) e como membro da equipe de consultores na primeira fase de avaliação de impacto do programa Recife Monitora (área da saúde).
Atuou também no planejamento, atualização e aplicação dos cursos de Avaliação Econômica de Impacto para Gestores e do Módulo Avançado da Fundação Itaú Social e como professora de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no curso de especialização em Implementação de Políticas Educacionais do Vetor Brasil (atual Motriz). Possui também experiência em estudos aplicados em economia social, da educação e da saúde.
Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Graduada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Atualmente é Cientista de Dados no Sebrae Nacional.
Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na temática de Avaliação de Impacto no projeto Família e Políticas Públicas no Brasil em parceria com a Secretaria Nacional da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH), em específico para o Programa Criança Feliz (PCF) e o programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da experiência em estudos aplicados em economia social e economia da educação.
Atuou em consultorias no terceiro setor e no Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), desenvolvendo estudos na área de avaliação políticas públicas e programas de formação de professores.