Rede de Inteligência

A Rede Integrada de Inteligência é um hub de dados, informação, conhecimento, conectando Pessoas e Unidades, melhorando as decisões do Sebrae e entregando de forma simples e rápida as informações e dados mais atuais sobre um tema desejado, subsidiando decisões mais inteligentes.

As informações que você precisa na hora que você precisa e com o valor que você precisa.

Transformar o SEBRAE em uma Empresa data-driven, ou seja, que toma suas decisões com base em dados de inteligência.

Programa Nacional da Rede de Inteligência

Temas Indutores

Governança de Dados

Cultura Analítica

Serviços de Dados

Arquitetura de Dados

Solução de Dados

Cultura Analítica

Entende-se cultura analítica como uma cultura empresarial orientada a dados. Ou seja, quando uma empresa tem a cultura de primeiro analisar dados e depois tomar decisões.

Logo, esse tema indutor abrange esforços para o crescimento da cultura analítica do Sistema Sebrae, tendo como orientação as seguintes ações:

  • realização de diagnósticos para mensurar a maturidade da cultura analítica;
  • conscientização para o engajamento;
  • disseminação de conhecimento para produção e consumo de informações, voltadas à tomada de decisão baseada em dados;
  • capacitação em ferramental para aprimorar a cultura analítica e desenvolver competências específicas;
  • criação de ambientes e rotinas que conectam pessoas e promovem a tomada de decisão baseada em dados;
  • ações permanentes para evolução da cultura analítica.

Serviço de Dados

Abrange a prestação de apoio no desenvolvimento de relatórios de dados e análises ad hoc, materializadas em visualizações de dados pontuais, documentos de análise e apoio no uso de ferramentas relacionadas a funções de análise de dados.

As consultorias deverão ser demandadas através da plataforma de controle de chamados disponibilizadas pelo Sebrae Nacional para o Sistemas Sebrae. Os estados que aderirem a esse tema indutor deverão estruturar suas equipes para atender às demandas locais.

Arquitetura de Dados

Para suportar a construção de soluções e serviços analíticos é necessário dispor de um ambiente colaborativo de dados que mantenha e governe o conjunto de informações da instituição, além de possibilitar a criação de aplicações que consumam e orientem o uso dos dados. Este ambiente deve prever, entre ações e seus responsáveis:

  • a ingestão, preparação e manipulação de dados a partir de fontes corporativas e/ou externas;
  • ambiente para teste de algoritmos e modelos estatísticos para serem consumidos via aplicações/ferramentas que gerem análises;
  • a construção de modelos informacionais como Data Warehouses (DW), Data Marts (DM) e bases únicas de referência;
  • repositório de conceitos alinhados junto às unidades de negócio e a estruturação e manutenção de ambientes com ferramentas de visualização e publicação de informações.
  • a manutenção deste ambiente se dará pelos processos de Governança de Dados, que deverá, em conformidade com seus normativos, organizar o conjunto de informações de forma a padronizar conceitos, formas de captura/aquisição, uso e publicação, além de mapear necessidades quanto ao uso de tecnologias para armazenamento, extração, tratamento e disponibilização da informação.

A Figura 4 apresenta a linha básica do que se pretende com a arquitetura de dados a ser disponibilizada. Ressalta-se que essa arquitetura não necessariamente será centralizada, a mesma apenas materializa os componentes e ambientes que se busca para trabalhar com os dados.

Solução de Dados

A produção de inteligência requer que informações sejam organizadas, de forma que se tornem capazes de responder com clareza e agilidade as necessidades.

O objetivo é fornecer soluções de inteligência de dados, para o Sistema Sebrae, que permitam ao público do Programa Nacional a tomada de decisões baseadas em dados.

Compete a este tema indutor:

  • identificar/ser demandada quanto a necessidade de desenvolvimento, evolução ou nacionalização de soluções de dados;
  • realizar curadoria das demandas e das soluções existentes;
  • projetizar o desenvolvimento de novas aplicações, incluindo recursos a serem utilizados, definição de escopo e prazos de entrega;
  • acompanhar implantação e adoção da aplicação; e
  • disseminar e compartilhar o conjunto de soluções a fim de maximizar seu uso.

Informações Complementares

Acesse informações de apoio à operação do Programa.

Confira as regras que envolvem o Programa, informações sobre os Pontos Focais de Dados do Sistema Sebrae e agendas de reuniões.

Regras

Critérios necessários para que os Projetos ou Processos estratégicos sejam vinculados ao Programa.

Pontos Focais de Dados

Informações sobre os Pontos Focais de Dados por UF.

Agenda

Informações sobre as reuniões do Programa e links de acesso.