O Sistema Sebrae decidiu orientar o seu planejamento estratégico para um futuro de 12 anos adiante (2035), considerando uma evolução sistêmica da sociedade.

Plano estratégico orientado ao futuro

Ao contrário dos processos tradicionais de planejamento, que geralmente abrangem um horizonte de 4 anos e fazem um prognóstico do futuro, o método adotado pelo Sebrae, baseado no foresight (ou antevisão), explora diferentes possibilidades futuras. O “foresight” é um método utilizado para planejamento de longuíssimo prazo, orientado a trabalhar na construção de um futuro desejável. Passa por múltiplos ciclos de planejamento estratégico, com o intuito de antever movimentos de mudança no ambiente externo à organização, e não somente basear-se em históricos passados. Essa metodologia permite que a organização esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem, mesmo em um ambiente de alta incerteza.


Diferença entre prognóstico e antevisão

O processo de planejamento estratégico deixa de trabalhar em uma lógica de prognóstico (ou forecast), no qual é traçado um provável desenvolvimento futuro com base no histórico. As visões, portanto, permitem acessar um novo modelo, de antevisão (ou foresight), em que futuros desejados são projetados, gerando sinais fracos à luz das tendências de comportamento da sociedade.

O processo de foresight considera uma sequência de etapas que orientam o pensamento para construção do futuro desejado.

1. Tendências

Busca proativa de sinais evidentes (fortes) ou emergentes (fracos) e comportamentos para obter uma visão holística sobre o ontem, o hoje, o amanhã e o depois de amanhã.

2. Ângulos

Perspectivas transversais que orientam e delimitam o foco do planejamento. São multidimensionais na incidência no espaço, tempo, escala e com os diferentes agentes envolvidos.

3. Visões

Narrativas de futuros possíveis que projetam o futuro desejado e servem como um exercício de inspiração e exploração que nos impulsiona adiante.

4. Missões

Desafios que buscam unir esforços, recursos e conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, setores e agentes políticos, com o objetivo de trabalhar coletivamente em metas claras, ambiciosas e inspiradoras.

5. Objetivos e resultados-chave (OKR)

Representam as mudanças sistêmicas que se deseja produzir bem como as transformações no ambiente de negócios e em seus atores que devem ser implementadas de forma duradoura e que geram impacto positivo.

6. Programas

Conjunto de projetos e processos estratégicos que representam as intervenções que trarão as mudanças necessárias para construir o futuro desejado pelas missões e objetivos estratégicos.