Negócios de moda
Perfil do comércio de moda e beleza no Brasil, incluindo dados específicos sobre o segmento plus size.
Assunto disponibilizado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional
Moda, Beleza
Perfil do comércio de moda e beleza no Brasil, incluindo dados específicos sobre o segmento plus size.
Assunto disponibilizado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional
Moda, Beleza
Quais são os principais números sobre os negócios de moda?
Perfil do empresário de moda
Qual é o grau de escolaridade dos empresários de moda no Brasil?
Qual é a faixa etária mais comum entre empresários de moda?
Qual é a proporção de empresários de cada sexo?
Perfil das lojas de moda
Quais são as principais especialidades das lojas de moda no Brasil?
Qual é a proporção de pequenos negócios entre as empresas do ramo?
Qual é o tipo de empresa mais comum entre os comerciantes de moda?
Marketing e vendas
Qual é a porcentagem de empresas que mantêm um cadastro de clientes?
Qual é a porcentagem de empresas que usam esse cadastro para traçar um perfil do cliente?
Qual é a porcentagem de empresas que realizam algum tipo de programa de fidelização de clientes?
Qual é a porcentagem de empresas que realizam promoções ao longo do ano?
Qual é o tipo mais comum de promoção feito por essas empresas?
Quais são as práticas mais comuns de divulgação realizadas pelas empresas de moda?
Em quais meses ocorrem os picos de vendas do ramo?
Qual é a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes do ramo?
Canais digitais de venda
Qual é a porcentagem de negócios do ramo que possuem site próprio?
Qual é a porcentagem de empresas que fazem vendas pela internet?
Em que ambiente acontece a maior parte das vendas das lojas?
O Segmento Plus Size
Onde os consumidores de moda plus size fazem compras?
Como os consumidores de moda plus size avaliam o preparo dos vendedores para vender este tipo de produto?
O que os consumidores de moda plus size consideram importante no ambiente de uma loja?
Com que frequência os consumidores de moda plus size compram roupas?
Quanto os consumidores de moda plus size costumam gastar mensalmente com roupas?
Qual é o nível de dificuldade em encontrar roupas plus size?
Como é o preço das roupas Plus size em relação às roupas de tamanhos convencionais?
Qual é a porcentagem de consumidores de moda plus size que faz compras em lojas especializadas?
Quais são as lojas especializadas mais conhecidas entre os consumidores de moda plus size?
Relatórios completos
Referências
Grande parte dos empresários tem até o ensino médio concluído (45%). Cerca de 1 em cada 4 possuem nível superior completo (26%).[1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
A faixa etária com maior concentração de empresários do ramo é entre 31 e 40 anos (29.9%). Nota-se que 57,5% dos empresários de moda têm entre 31 e 50 anos de idade. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
73,8% dos empresários são do sexo feminino, enquanto 26,2% são do sexo masculino. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
A ampla maioria (83,7%) dos entrevistados possui uma loja de rua. A segunda opção mais citada foi loja em shopping, que recebeu menos de 7% do total de respostas. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Entre as lojas especializadas em um segmento específico, os mais comuns são o infantil (24,6%), a moda plus size (17,7%) e a street wear (14,8%)[1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Considerando MEI, micro e pequenas empresas (com faturamento anual de até R$360 mil anuais), os pequenos negócios representam 60,6% desse mercado. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
79% das empresas mantém um cadastro de clientes. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Cerca de 55,6% das empresas utilizaram o cadastro para fazer esse tipo de análise. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Apenas 29,2% das empresas possuem algum tipo de programa de fidelização. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
89,9% das empresas fazem algum tipo de promoção. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
As promoções mais comuns são as de troca de coleção (34,1%), liquidações (25,6%) e descontos em datas especiais (15,1%). [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
O tipo de divulgação mais comum são os anúncios em redes sociais (45,8%). Nota-se que 1 em cada 4 empresários nunca fez nenhum tipo de divulgação (25%).[1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Segundo os empresários, dezembro (86%) e maio (43,5%) são os maiores picos de vendas no ano. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada, segundo os empresários (72,4%).[1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Apenas 27,8% dos entrevistados afirmaram possuir site próprio. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Apenas cerca de 13% das empresas do ramo fazem vendas pela internet. [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Mesmo entre as empresas que vendem pela internet, a grande maioria das vendas ocorre na loja física da empresa (91,8%). [1]
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Os tipos de loja mais utilizados são as lojas de departamento (52,7%), as lojas de rua (50,1%) e as lojas online (39,4%). [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
A grande maioria dos consumidores acredita que os vendedores de lojas de roupas não estão preparados para vender moda plus size (91,4%). [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Esse público considera que provadores espaçosos são o item mais importante em uma loja (81%). A aceitação de várias formas de pagamento também é considerada muito importante (69,8%). [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
A maior parte dos consumidores compra roupas mensalmente (38,3%) ou trimestralmente (34,1%). [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Em média, esse público gasta R$209 por mês com roupas. Existe maior concentração em dois grupos: os que gastam até R$100 e os que gastam entre R$101 e R$200. [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Quando questionados sobre a dificuldade de encontrar roupas Plus Size, a maioria dos respondentes avaliou como sendo difícil (71,5%). Na média, o público percebe que é muito ou moderadamente difícil encontrar roupas Plus Size. [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Na opinião dos respondentes, comparando-se o preço das roupas Plus Size com as roupas de tamanhos convencionais, as roupas Plus Size são mais caras. [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Apesar de a maioria dos respondentes comprar roupa em lojas especializadas (78,1%), nota-se que há uma diferença na proporção de consumidores que conhecem e de consumidores que compram nessas lojas. Esses dados indicam que ainda há uma parcela importante de consumidores que compra roupas em lojas convencionais. [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
As lojas mais citadas foram Posthaus, Program e Flaminga. [2]
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.
Vestuário e acessórios. Sebrae, 2015.
Consumidores de moda plus size. Sebrae, 2016.