Gestão de Indicadores
O que é um indicador?
Indicador é, antes de tudo, a escolha por observar um fenômeno no tempo. A escolha de medir algo pode ser de ordem quantitativa ou qualitativa e servirá para organizar “informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado” (FERREIRA, CASSIOLATO E GONZALES, 2009).
Figura: Indicadores SMART.
Fonte: elaborado pelos autores a partir de GERTLER et al, 2018 e MONTEIRO et al, 2020.
Para que serve um indicador?
Medir atividades, resultados ou impactos;
Gerir o desempenho;
Embasar interpretações dos resultados obtidos no período;
Facilitar o planejamento e o monitoramento;
Garantir a comparabilidade
Classificação de indicadores
EFETIVIDADE
• Entregas, muitas vezes, são atividades realizadas no dia a dia ou são produtos de um processo ou projeto e, juntas, colaboram para a busca de resultados.
• Entregas podem ser mapeadas por meio de indicadores de esforço, seu agrupamento para gerenciar e monitorar a unidade de trabalho é muito mais fácil. Alocar esforços como se fossem resultados dará uma visão equivocada do alcance da estratégia.
Estruturar Indicadores
Gerir Indicadores
Definir meta
As metas podem ser vistas como a materialização de objetivos planejados. Elas traduzem valores desejados a serem atingidos pelos indicadores em determinado período.
Mensurar
Na periodicidade de medição de cada indicador, apura-se o valor dos indicadores da carteira e insere-se no
Leme e nos documentos e painéis demonstrativos.
Monitorar
Essa etapa consiste em avaliar se as devidas mensurações foram realizadas, se as mensurações parciais indicam
o atingimento das metas propostas e agir no sentido de suprir falhas e realinhar esforços. O monitoramento também inclui a revisão de metas propostas anteriormente diante do cenário atual.
BIBLIOGRAFIA
FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico
para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Texto para discussão 1369. Brasília: Ipea, 2009.
GERTLER, Paul J.; MARTÍNEZ, Sebastián; PREMAND, Patrick; RAWLINGS, Laura B. VERMEERSCH, Christel M. J.
Avaliação de Impacto na Prática. Segunda edição. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial. 2018, 406p.
● Ele mede Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o que o torna específico.
● As informações estão presentes no Sistema de Atendimento do Sebrae e também utilizam a estimativa de universo de público do Sebrae, o que o torna mensurável.
● Ele mensura a cobertura, por meio do percentual, o que atribui uma medida para o indicador.
● Ele possui dados factíveis de serem obtidos no período necessário via Unidade responsável pelos atendimentos, o que o torna realista.
● O público-alvo do indicador são as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte com atendimentos válidos realizados, o que direciona a intervenção.
• Possíveis indicadores estratégicos:
• “Jovens que empreendem por escolha”.
• Possíveis indicadores de resultado:
• “Número de professores utilizando a metodologia prevista na capacitação”
• “Número de alunos com maior aproveitamento”
• “Número de alunos com projetos empreendedores”
• “Cobertura de profissionais da educação”
• Possíveis indicadores de esforço:
• “Número de professores capacitados”,
• “Número de escolas com programa de empreendedorismo”,
Se o Sebrae possui somente indicadores estratégicos, não será observado o desdobramento deles para médio e curto prazo. Se usar somente indicadores de resultado, não será possível conectar os objetivos aos meios selecionados. Se usar somente indicadores de esforço, não é possível traçar com clareza o foco e o resultado que pretende alcançar. Portanto, é necessário selecionar indicadores
Como seria a correlação do programa nacional Educação que Transforma com a cadeia de impacto institucional do Sebrae?
Figura: Cadeia de Impacto Institucional – Exemplo fictício programa nacional Educação que Transforma.
Fonte: elaborado pelos autores.
Percebe-se nesse exemplo que para alcançar a transformação – a contribuição para o ambiente de negócios – onde reside maior complexidade e mais atores – etapas em cadeia precisam ser elencadas. Isso significa que sempre, em todo o planejamento, inclusive em sua revisão, primeiro define-se o objetivo e depois o indicador, razão pela qual a leitura da cadeia da esquerda para a direita faz sentido. A partir desse movimento, a gestão das escolhas feitas deverá ocorrer da direita para a esquerda, ou seja do ambiente interno, considerando seus insumos e as relações de custo oportunizadas
Que exemplos de entrega podem ocorrer nas unidades de trabalho que se dedicam a ações do programa Educação que Transforma?
● Articulações realizadas com ministérios e secretarias estaduais e municipais de educação;
● Premiações de professores que implementam ideias criativas de empreendedorismo em sala de aula.
Fonte: adaptado de Bahia, 2021.
Isso significa que é fundamental que o foco da gestão esteja sempre na implementação dos Programas Nacionais e no alcance dos Objetivos Estratégicos do Sistema Sebrae, tendo a gestão dos indicadores como a grande aliada da boa execução e da orientação para resultados.
A boa gestão de indicadores traz vantagens como:
● Otimização dos recursos alocados em cada uma das Missões e nos Programas Nacionais.
● Sinergia para o alcance integrado dos resultados previstos no Plano Estratégico e nos Programas Nacionais.
● Mitigação dos riscos associados aos Objetivos Estratégicos e Programas Nacionais.
● Melhor qualidade do monitoramento da Estratégia.
Quando bem conduzida, a gestão de indicadores é capaz de produzir, ainda, um efeito positivo no aprendizado organizacional, oferecendo subsídios ágeis para o processo decisório, além de reforçar o seu posicionamento no mercado, fortalecer a marca Sebrae e tornar a Instituição mais eficiente operacionalmente.
A primeira etapa da gestão, Definir Metas, é o ponto de partida para a adequada gestão de indicadores. Só se alcança um objetivo quando se sabe exatamente para onde se quer ir.
Para estabelecer boas metas é essencial que tanto gestores quanto decisores do Sistema Sebrae compreendam e se apropriem da carteira de indicadores que traduzem os objetivos estratégicos da organização.
Os gestores de Programas Nacionais devem ser guardiões dos conceitos e metodologias definidas para os indicadores sob sua coordenação. Só assim será possível estabelecer metas quantificáveis, realistas, porém desafiadoras.
Além do domínio técnico do indicador, a boa gestão de indicadores também pressupõe estabilidade (continuidade) das metas pactuadas. Isso significa que os gestores e decisores da instituição devem garantir o compromisso pactuado por meio da meta, sem estimular ou ceder a pressões para repactuações motivadas por desempenho do indicador abaixo ou muito acima do planejado, sempre respeitando os prazos estabelecidos para repactuações.
Estabelecidas as metas dos indicadores, é essencial realizar uma análise global dos indicadores com base nos passos apresentados anteriormente para, então, validar se a carteira atende à gestão para resultados e é capaz de entregar a estratégia definida.
Indicadores de Metas Mobilizadoras e de Programas Nacionais terão metas mínimas de referência estabelecidas para orientar os Sebrae/UF na fase de definição da meta para o ano seguinte, de modo a comprometer os atores no alcance da Estratégia. Alguns dos parâmetros mínimos têm como fonte de origem dados históricos e um modelo estatístico de projeção aplicado e outros, o conhecimento da área de negócio associada ao indicador.
A validação da carteira final de indicadores consiste na etapa de aprovação e oficialização, junto à Diretoria Executiva do Sistema Sebrae, da carteira de indicadores que representa o posicionamento estratégico do Sistema Sebrae. Esse é um passo importante para respaldar a relevância do conjunto de indicadores propostos e assegurar o compromisso estabelecido no alcance dos resultados pactuados.
Hoje existe a seguinte correspondência da estrutura do Leme com a estrutura dos indicadores do SEBRAE:
Nível estrutural no Leme | Tipos de indicadores cadastrados |
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Indicadores estratégicos | Metas Mobilizadoras e, futuramente, KR de Objetivos Estratégicos. |
Indicadores de Resultado de Programas Nacionais | Indicadores de Programas Nacionais |
Indicador de Projetos e Processos | Indicadores de Projetos e Processos e Entregas |
No Leme é possível visualizar o alcance de metas, a exemplo de a tela a seguir:
Painéis acessórios, como o de acompanhamento de metas mobilizadoras, também são organizados para publicar às partes interessadas a execução dos indicadores em relação ao que foi estabelecido como meta:
Dado que as metas para o ano seguinte são estabelecidas com aproximadamente 5 meses de antecedência antes do início do exercício-base, e que as circunstâncias da Economia e da operação do Sebrae variam no tempo, em meados do ano de referência ocorre a repactuação das metas Mobilizadoras e de Programas Nacionais. Nesse momento, levantam-se dados de realização do ano anterior e dados parciais do ano vigente e confronta-se se as metas estabelecidas para o ano vigente continuam realistas e desafiadoras. O processo de repactuação envolve alinhamento entre unidades de gestão estratégica e unidades técnicas e culmina na aprovação, pelas diretorias, da repactuação das metas.
Se no monitoramento as falhas no alcance dos resultados se traduzirem numa revisão de ações e marcos críticos de projetos e processos, será necessário atualizar o sistema Leme.
Objetiva assegurar a responsabilização e o compromisso dos atores envolvidos na gestão de indicadores, para que se produzam os efeitos esperados sobre o bom desempenho do Sistema Sebrae. Cada ator possuirá responsabilidades específicas e compartilhadas para garantir a boa gestão dos indicadores.
É a reflexão inicial para definir qualquer indicador. Definir o que será mensurado é uma etapa relevante e, uma forma de reduzir problemas interpretativos é estabelecer bons descritores, ou seja, além do objetivo, que tende a ser uma sentença curta e, em alguns casos abrangente, garantir breve explicação do indicador.
Indicadores Estratégicos | Indicadores de Resultado |
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Quais as razões para este objetivo ser considerado estratégico? | Quais benefícios diretos serão alcançados? |
O que é essencial para que este objetivo seja atendido? | Quais os impactos caso este indicador não tenha resultado alcançado? |
● Importância
● Clareza e Objetividade
● Confiabilidade
● Presença de série histórica
● Custo-benefício
Indicadores Estratégicos | Indicadores de Resultado |
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Quais os limites que podem impactar a presença deste indicar na carteira? | Quais os limites que podem impactar a presença deste indicar na carteira? |
O benefício deste indicador satisfaz os custos? | O indicador atender às expectativas do público de interesse? |
Os dados são de fácil registro e não geram juízo de valor? | |
A Carteira reflete os Objetivos Estratégicos? | A Carteira reflete os Objetivos do Programa Nacional? |
Atendem às expectativas das Partes Interessadas? | Os indicadores da Carteira se complementam? |
Satisfaz os requisitos de qualidade definidos? | Satisfaz os requisitos de qualidade definidos? |
Nome
Cadeia de Impacto
Definição
Fonte de Publicação do Resultado
Unidade Gestora
Prazo de Inserção / Publicação do Consolidado no Leme
Envolve a avaliação da suficiência da carteira de indicadores, da qualificação dos indicadores que compõem a carteira vigente, o quanto os indicadores da carteira têm sido utilizados, a necessidade de eliminar indicadores que deixam de fazer sentido para a instituição.