Tecnologia da Informação

Informações sobre a utilização de celulares, tablets, computadores e internet pelos pequenos negócios.

Assunto disponibilizado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional


Índice

Quais são os principais números sobre as tecnologias da informação nos pequenos negócios?

Uso de celular pelos pequenos negócios
Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam telefone celular?
Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam celular?
Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam celular com acesso à internet?
Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam celular com acesso à internet?
Qual é o principal motivo para a utilização do celular?

Uso de tablet pelos pequenos negócios
Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam tablet?

Uso de computadores pelos pequenos negócios
Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam computadores?
Qual é a quantidade média de computadores utilizados pelos pequenos negócios?
Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam computadores em sua empresa?
Qual é a quantidade de pequenos negócios que utilizam algum software para gerir o negócio de forma integrada?
Qual é o grau de importância dos itens de informática para os pequenos negócios?

Tecnologia em relação ao perfil demográfico
Qual é a relação entre a escolaridade dos donos de pequenos negócios e a importância percebida dos itens de informática para a empresa?
Qual é a relação entre a idade dos donos de pequenos negócios e a importância percebida dos itens de informática para a empresa?

Acesso à internet dos pequenos negócios
Onde os donos de pequenos negócios costumam acessar a internet?
Como os donos de pequenos negócios avaliam a qualidade da internet?
Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam a internet?
Quais são os principais motivos para a utilização da internet nos pequenos negócios?
Por quantas horas semanais os donos de pequenos negócios costumam acessar a internet?

Acesso a cursos EAD pelos pequenos negócios
Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que já fizeram algum curso pela internet?
Quais são os portais mais acessados para a realização de cursos pela internet?
Qual é o grau de utilidade percebido pelos donos de negócio dos cursos pela internet para a formação profissional?
Qual é a proporção de empresários que tem interesse em fazer ou voltar a fazer cursos pela internet?
De quantas horas por semana os donos de pequenos negócios dispõem para fazer cursos pela internet?

O uso de redes sociais pelos pequenos negócios
Qual é a proporção de pequenos negócios que possuem perfis ou páginas em redes sociais?
Quais são os serviços oferecidos pelas páginas ou perfis dos pequenos negócios na internet?

Compras e vendas dos pequenos negócios pela internet
Qual é a proporção de pequenos negócios que realizam vendas pela internet?
Qual é a proporção de pequenos negócios que fazem compras pela internet?

Serviços usados pelos pequenos negócios na internet
Quais são os serviços mais frequentemente utilizados pelos empresários na internet?

Relatórios completos
Referências


Quais são os principais números sobre as tecnologias da informação nos pequenos negócios?

Infográfico TI

Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam telefone celular?

A exemplo da população adulta brasileira, em geral, os percentuais de utilização da telefonia móvel alcançam quase todo o universo (97%) dos micro e pequenos empresários.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam celular?

Em média, os empresários já utilizam celular há 10 anos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam celular com acesso à internet?

Aproximadamente 2 em cada 3 empresários (64%) utilizam celular com acesso à internet.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam celular com acesso à internet?

Em média, os empresários utilizam o celular com acesso à internet há 3 anos. Nota-se que 90% deles usam o aparelho há, no máximo, 5 anos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é o principal motivo para a utilização do celular?

Em geral, 3 em cada 4 entrevistados (74%) fazem uso do celular prioritariamente para questões da empresa.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam tablet?

Em cada 8 empresários, apenas 1 (12%) utiliza tablet.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que utilizam computadores?

Em cada 4 empresários, 3 (76%) utilizam computadores (laptop ou desktop) no negócio.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a quantidade média de computadores utilizados pelos pequenos negócios?

Quanto maior o porte da empresa, maior é o número médio de computadores. A média geral é de 4 computadores por empresa.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam computadores em sua empresa?

Em média, os empresários utilizam computadores há 8 anos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a quantidade de pequenos negócios que utilizam algum software para gerir o negócio de forma integrada?

3 em cada 5 Empresários (61%) utilizam software para gerir o negócio de forma integrada.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é o grau de importância dos itens de informática para os pequenos negócios?

A maior parte dos donos de pequenos negócios consideram alta a importância da internet (85%), do computador (79%) e do celular (71%) para o negócio.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a relação entre a escolaridade dos donos de pequenos negócios e a importância percebida dos itens de informática para a empresa?

Observa-se que quanto mais alto o grau de escolaridade do dono do negócio, maior é o grau de importância atribuído aos itens de informática.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a relação entre a idade dos donos de pequenos negócios e a importância percebida dos itens de informática para a empresa?

Em geral, o grau de importância atribuído a esses itens é maior entre os mais jovens e menor entre os mais velhos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Onde os donos de pequenos negócios costumam acessar a internet?

A empresa (78%) e a própria residência (77%) são os lugares onde normalmente o acesso à internet é feito.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Como os donos de pequenos negócios avaliam a qualidade da internet?

Cerca de 40% avaliam que a qualidade da internet, seja em casa ou na empresa, é boa. Em geral, A qualidade da internet na empresa é considerada melhor do que na residência.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Há quanto tempo, em média, os donos de pequenos negócios já usam a internet?

Em média, os empresários utilizam internet há 8 anos, sendo que 60% já faz o uso há 6 anos ou mais.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Quais são os principais motivos para a utilização da internet nos pequenos negócios?

O uso do e-mail é o item mais citado (92%), seguido pela pesquisa de preços e fornecedores (78%).

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Por quantas horas semanais os donos de pequenos negócios costumam acessar a internet?

No geral, os donos de pequenos negócios usam a internet para assuntos relacionados à empresa por 20 horas semanais e por 8 horas semanais para outros assuntos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a porcentagem de donos de pequenos negócios que já fizeram algum curso pela internet?

1 em cada 4 (26%) empresários já fez algum curso por meio da internet.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Quais são os portais mais acessados para a realização de cursos pela internet?

O portal mais citado com relação aos cursos realizados pela internet foi o do Sebrae, com 20% das citações.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é o grau de utilidade percebido pelos donos de negócio dos cursos pela internet para a formação profissional?

Para 95% dos Empresários que fizeram cursos por internet, os mesmos foram úteis para suas formações profissionais.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a proporção de empresários que tem interesse em fazer ou voltar a fazer cursos pela internet?

49% dos Empresários tem interesse em fazer (ou voltar a fazer) EAD.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

De quantas horas por semana os donos de pequenos negócios dispõem para fazer cursos pela internet?

Em geral, a maior parte dos empresários tem à disposição cerca de 4 horas por semana para fazer cursos.

Pequenos negócios EAD

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a proporção de pequenos negócios que possuem perfis ou páginas em redes sociais?

3 em cada 5 Empresários (59%) declararam não possuir perfil ou qualquer página, e dentre as opções citadas o Facebook é a mais frequente.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Quais são os serviços oferecidos pelas páginas ou perfis dos pequenos negócios na internet?

Entre os entrevistados com presença nas redes sociais, os serviços mais frequentes foram o catálogo de produtos e serviços e o “Fale conosco”, presentes em praticamente metade das páginas.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a proporção de pequenos negócios que realizam vendas pela internet?

1 em cada 5 empresas (20%) vendeu por meio da internet nos 12 meses anteriores à pesquisa.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Qual é a proporção de pequenos negócios que fazem compras pela internet?

1 em cada 2 empresas (52%) comprou por meio da internet nos 12 meses anteriores à pesquisa.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Quais são os serviços mais frequentemente utilizados pelos empresários na internet?

O serviço de uso mais frequente é o e-mail, que 62% dos empresários diz usar com alta frequência. A internet também é frequentemente utilizada para a pesquisa de preços ou fornecedores e serviços bancários.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Relatórios completos

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.

Referências

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras. Sebrae, 2015.