Observatório dos Segmentos – Música

Quais são os estudos e pesquisas mais recentes sobre o Segmento da Música? Nesta seção você terá acesso a diversos estudos sobre a área, disponibilizados com recorte nacional, regional e estadual.

Conteúdos disponibilizados por gestores de Economia Criativa do Sistema Sebrae


Dez Dicas para o Músico de Sucesso
Até pouco tempo, empreender no segmento da música não fazia parte da agenda dos artistas. Hoje, essa perspectiva mudou. Começa a ficar distante o tempo em que ser músico limitava-se a saber tocar um instrumento. Quem é músico e quer sobreviver, ser reconhecido e crescer nessa arte, já percebeu a importância de garantir algo mais, ou seja, ser o gestor da própria carreira musical. Esse é um mercado amplo, diversificado e em constante transformação. Nos últimos anos, surgiram novas oportunidades e políticas públicas que apoiam e estimulam os profissionais da música no Brasil. Há muitas escolas dedicadas à formação desse segmento, porém, o empreendedorismo ainda é um desafio para a maioria dos artistas. Atento à evolução desse ambiente e às perspectivas da economia criativa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou dez dicas para apoiar você, músico, que deseja conquistar o público e ganhar os aplausos da plateia.

[1] 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Acesse aqui.

Economia Criativa no Ceará: Institucionalização da música gospel
O estudo analisa o processo de institucionalização da economia
criativa da música gospel no Estado do Ceará. Os resultados da pesquisa indicam que a música gospel no Ceará tem seu contexto histórico que remonta ao ínicio do século XX, mas de forma discreta e teve nas igrejas evangélicas o principal cenário para o desenvolvimento do campo. A
formação do campo musical gospel como uma atividade econômica criativa teve início a partir do estímulo de forças de mercado, aumento significativo do público evangélico no Estado, diversidade dos gêneros musicais ocorridos a partir do Movimento gospel no Brasil e maior divulgação das músicas religiosas nas mídias de massa.

[1] Queiroz, Laiane Lima. ECONOMIA CRIATIVA NO CEARÁ: Um estudo da institucionalização do campo da música gospel. Trabalho de Monografia, UFC. Fortaleza, 2o12.

Acesse aqui.

Aprendizagem de Organizações Criativas: Um estudo em Companhias de Dança
Analisa as concepções de aprendizagem em companhias cearenses de dança. Confirmou-se que os contextos de aprendizagem em companhias cearenses de dança se iniciam ainda na infância, sendo aprimorado em instituições de ensino em dança a partir da integração com bailarinos profissionais.

[1] Queiroz, Laiane Lima. CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES CRIATIVAS: UM ESTUDO EM COMPANHIAS CEARENSES DE DANÇA. Dissertação de Mestrado, UFC. Fortaleza, 2o12.

Acesse aqui.