Observatório dos Segmentos – Moda

Quais são os estudos e pesquisas mais recentes sobre o Segmento da Moda? Nesta seção você terá acesso a diversos estudos sobre a área, disponibilizados com recorte nacional, regional e estadual.

Conteúdos disponibilizados por gestores de Economia Criativa do Sistema Sebrae


Inserção de Bordados no Segmento da Moda-Vestuário
Na busca por um diferencial competitivo, a possibilidade de inserir o artesanato na moda representa o encontro de duas linguagens de produção diferenciadas que torna possível à moda revestir-se de valores simbólicos e imateriais, representativos de uma identidade cultural brasileira, ao mesmo tempo em que viabiliza-se um caminho para a sustentabilidade econômica do artesanato, representado nesta pesquisa pela tipologia bordado. Nesse sentido, este trabalho abordará a inserção do bordado no segmento de moda-vestuário, no estado do Ceará, por meio de uma análise do ambiente institucional formado por atores presentes na dinâmica da economia criativa.

[1] Souza, Lígia Carla de Lima. Inserção do bordado no segmento moda-vestuário no Ceará: uma análise institucional no campo da economia criativa. Dissertação de Mestrado, UFC. Fortaleza, 2015.

Acesse aqui.

Principais Norteadores da Economia Criativa na Moda Cearense
O estudo investiga como a moda cearense se alinha aos princípios norteadores da economia criativa – diversidade cultural brasileira, sustentabilidade, inovação e inclusão social – utilizando marcas autorais como sujeitos da pesquisa. Percebeu-se maior importância no uso da identidade brasileira como forma de manifestação cultural do que como diferencial
competitivo comercial. Os resultados indicaram que as marcas dão maior importância à melhoria do processo produtivo, e maioria das ações relativas a isso focam-se no reaproveitamento de resíduos sólidos de forma a promover inclusão social, eficiência econômica e preservação ambiental.

[1] Paiva, Marlon Bruno Matos. Princípios norteadores da economia criativa no mercado de moda cearense. Dissertação de Mestrado, UFC. Fortaleza, 2015.

Acesse aqui.