Observatório dos Segmentos – Audiovisual

Quais são os estudos e conteúdos mais recentes sobre o Segmento de Audiovisual? Nesta seção você terá acesso a diversos estudos sobre a área, disponibilizados com recorte nacional, regional e estadual.

Conteúdos disponibilizados por gestores de Economia Criativa do Sistema Sebrae


Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual
O estudo feito em parceria do Sebrae com a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e a Fundação Dom Cabral descreve a dinâmica do mercado audiovisual no Brasil, através de estatísticas e pesquisas qualitativas.

[1] Sebrae et al. Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil. Brasília, 2016.

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Propriedade Intelectual na Indústria de Quadrinhos do Ceará
As indústrias criativas criam valores econômicos e simbólicos e contribuem para o desenvolvimento sustentável, explorando a propriedade intelectual e gerando riquezas por meio da criatividade. Com efeito, este trabalho está ligado ao segmento de histórias em quadrinhos, uma atividade típica da economia da cultura que reúne grande conteúdo simbólico e lúdico, ao mesmo tempo em que é uma atividade econômica relevante. Os resultados do estudo indicam que o desenvolvimento do segmento de quadrinhos depende de uma conscientização maior dos agentes da cadeia produtiva quanto à natureza dos direitos da propriedade intelectual, de forma que os artistas possam se apropriar do valor simbólico e do valor cultural dos produtos de sua criatividade.

[1] Batista, Paulo Cesar de Sousa et al.. Propriedade Intelectual na Indústria de Quadrinhos do Ceará. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos 7(1):14-24, janeiro/março 2010.

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Relações contratuais das indústrias criativas: o caso dos quadrinhos no Ceará
O segmento dos quadrinhos, inserido no contexto das indústrias criativas, tem assumido relevância econômica e cultural. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar fatores importantes do processo de contratação dos profissionais dessa área. O foco será na relação contratual entre os dois principais protagonistas das indústrias criativas, o artista e o agente, sendo que as análises serão baseadas na percepção dos artistas a respeito, principalmente, dos custos de transação, direitos autorais, assimetria de informações e agentes de mercado. Os principais resultados encontrados pela análise de conteúdo das entrevistas diz respeito, basicamente, a falta de profissionalismo ainda existente no setor de quadrinhos da indústria criativa cearense. Há ainda, conforme indícios desta pesquisa, falta de visão mercadológica e de mentalidade profissional dos artistas, ausência de agentes especializados para interferir comercialmente, e a ausência de proteção aos direitos autorais e conexos.

[1] Batista, Paulo Cesar de Sousa et al.. Relações contratuais das indústrias criativas: o caso dos quadrinhos no Ceará. CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, nº 2, artigo 8, Rio de Janeiro, Jun. 2011.

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Um Estudo da Institucionalização do Campo do Humor
Analisa o processo de institucionalização da economia criativa do humor no Estado do Ceará, à luz da teorização de Tolbert e Zucker (1999), que apresenta o
processo sendo composto de três fases: habitualização, objetivação e sedimentação. Foram utilizados também como referência o modelo dos níveis de enlaces interorganizacionais, de Holanda (2003), e os indicadores de grau de institucionalização propostos por Scott (1995) e Dimaggio e Powel (2001). Ressalta-se que o humor, enraizado na cultura do povo cearense, se configura como uma atividade da economia criativa que cresce em número e enlaces de atores do campo, mediante recentes estruturas interorganizacionais que geram divergências entre grupos e visam a ampliação de espaço mercadológico junto ao público cearense e turista.

[1] Lima, Bruno Chaves Correia. Economia criativa no Ceará: um estudo da institucionalização do humor / Bruno Chaves
Correia Lima – 2012. Dissertação(mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2012.

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Gestão de Acervos Audiovisuais em Repositórios
Apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo se constituiu em construir critérios e diretrizes para a gestão de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos na Universidade
Federal do Ceará (UFC), uma proposição realizada a partir da mediação bibliotecária na estruturação de um repositório audiovisual. Conclui que os critérios e diretrizes propostos fornecem subsídios informacionais para gestão de imagens em movimento e acervos sonoros em repositório audiovisual no DSpace e que podem ser aplicados em todos os ambientes produtores de informação audiovisual, e não apenas no ambiente universitário.

[1] Santos, Francisco Edvander Pires. Gestão de acervos audiovisuais em repositórios. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, 2018.

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