Quem pode acessar a área restrita do DataSebrae?

O acesso a área restrita do DataSebrae é destinado a colaboradores e parceiros do Sebrae.

Como eu acesso a área restrita do DataSebrae?

O acesso a área restrita é habilitado através do login no portal. Os colaboradores do Sebrae fazem o login com suas credenciais normais. Já os parceiros do Sebrae devem solicitar a criação dos seus logins à equipe do DataSebrae.

Estou com dificuldades de acesso, como devo proceder?

O primeiro passo, ao identificar alguma dificuldade de acesso, é entrar em contato com a equipe do DataSebrae ou enviar uma mensagem na página Contato.

O segundo passo é avaliar se você se enquadra nas exceções. Os casos mostrados, abaixo, tratam apenas de colaboradores Sebrae.

  • Sebrae/AP: O email deve estar no seguinte formato @ap.sebrae.corp
  • Sebrae/BA: O email deve estar no seguinte formato @ba.sebrae.corp
  • Sebrae/ES: O email deve separar o nome do sobrenome com espaço ex:joao silva@es.sebrae.corp
  • Sebrae/GO: O email deve estar no seguinte formato @go.sebrae.corp
  • Sebrae/MG: O email deve ter o primeiro nome junto com a primeira letra de um dos sobrenomes, seguido do @sebraemg.com.br ex:pedros@sebraemg.com.br
  • Sebrae/PA: O email deve estar no seguinte formato @pa.sebrae.corp
  • Sebrae/PB: O email deve estar no seguinte formato @pb.sebrae.corp
  • Sebrae/SP: O email deve estar no seguinte formato @sebraesp.com.br
  • Sebrae/RN: O email deve estar no seguinte formato @rn.sebrae.corp
O que são os Assuntos?

Um Assunto é uma página que apresenta todas as informações que, nós do Sebrae, já temos sobre determinada temática. Esse novo modelo de apresentação do conteúdo foi criado para resolver um problema comum entre os usuários. Eles precisavam “garimpar a informação” buscando as respostas que precisavam entre vários documentos que tratavam sobre um tema específico. Agora, ficou muito fácil! É só consultar as principais informações sobre o tema, que se encontram reunidas dentro da mesma página.

Em Assuntos, no menu principal, o conteúdo disponível está divido em grandes áreas do conhecimento, que são:

  • Atividades Econômicas
  • Tendências Econômicas
  • Influências do Empreendedorismo
  • Produtos Sebrae

Dentro dessa seção, você também encontra páginas chave, que apresentam perfis de empreendedores e de empresas:

  • Perfil do MEI (Microempreendedor Individual), da ME (Microempresa) e da Empresa de Pequeno Porte (EPP)
O que é o Meu DataSebrae?

A seção Meu DataSebrae permite que cada usuário personalize a sua navegação e tenha mais liberdade ao utilizar a plataforma. Com essas novas funcionalidades é possível escrever comentários e observações nas páginas do DataSebrae (exceto nas páginas de painéis), que ficarão salvos e poderão ser visualizados posteriormente. Além disso, é possível salvar as páginas que você mais acessa e visualizar o seu histórico de páginas visitadas no dia em Últimas páginas visualizadas.

Aqui vale a pena mencionar dois pontos importantes:

1) O Meu DataSebrae está disponível para todos os usuários do DataSebrae, ou seja, para os colaboradores (estando logados ou não) e para os usuários externos também.

2) Só você tem acesso aos comentários e observações que você inseriu nas páginas do DataSebrae, elas ficarão salvas no seu navegador, de forma que ninguém mais poderá ver, nem os administradores da plataforma.

Como salvar as minhas páginas preferidas?

Para salvar suas páginas preferidas, você deve abrir o menu sanduiche localizado no canto superior direito da sua tela e clicar no item Adicionar página às preferidas. Logo em seguida, elas podem ser visualizadas dentro da seção Meu DataSebrae.

Agora, se você quiser retirar uma página da sua lista de preferidas, é só acessar a página, clicar novamente no menu sanduíche (no canto superior direito da tela) e marcar a opção “Retirar de páginas preferidas”.

O conteúdo inserido em Minhas anotações nesta página pode ser visualizado pela equipe do DataSebrae ou por outros usuários?

Não, as anotações que é criado dentro do DataSebrae só podem se acessadas por quem as criou.

Quais são as fontes de dados utilizadas nos painéis do DataSebrae?

Todo o conteúdo disponibilizado no DataSebrae é produzido a partir da utilização de diversas fontes.

Os dados apresentados nos painéis interativos, que estão localizados em “Painéis” no menu superior, são produzidos por instituições reconhecidas como IBGE, Receita Federal, Ministério da Economia, entre outras, além do próprio Sebrae. Todas as fontes estão declaradas, com seu respectivo ano de coleta, na última página ou ao final da tela do relatório (Power BI) ou embaixo dos objetos dos painéis (painéis do DataSebrae Indicadores, desenvolvidos em Qlik Sense).

Exemplo de painel do Power BI:

Exemplo de painel do DataSebrae Indicadores:

Qual é a periodicidade de atualização dos painéis do DataSebrae?

A atualização dos painéis do DataSebrae segue um plano baseado na periodicidade de realização de pesquisas ou de disponibilização de bases de dados. Significa que a frequência pode variar bastante entre os indicadores. Sendo que os nossos esforços são para manter sempre as versões mais recentes dos dados.

No caso do DataSebrae Indicadores, a frequência de atualização é a seguinte:

Painel de empresas – é atualizado diariamente e traz sempre o dado do dia anterior à consulta.
Painel de empregados – é atualizado anualmente, após a liberação dos dados pelo Ministério da Economia (no DataSebrae não utilizamos os dados públicos, utilizamos a base de dados que é disponibilizada pelo ME por meio de convênio firmado entre as duas instituições). Cabe destacar que há uma diferença de dois anos entre o ano atual e o último ano com dados disponibilizados pelo Ministério.
Painel de Economia – a frequência de atualização pode ser dividida em duas partes: 1) PIB e PIB por setor: é atualizado anualmente após a liberação dos dados públicos pelo IBGE. Geralmente há uma diferença de três anos entre o ano atual e o último ano com dados disponibilizados pelo IBGE. 2) Participação dos Pequenos Negócios no PIB: após atualização do estudo realizado entre Sebrae e FGV sobre a participação dos pequenos negócios na economia.
Painel de Arrecadação total de impostos – é atualizado anualmente após a liberação dos dados pelo Tesouro Nacional, que geralmente ocorre entre os meses de setembro e novembro. Cabe destacar que há uma diferença de dois anos entre o ano atual e o último ano com dados (de todos os estados e municípios) disponibilizados pelo órgão responsável.
Painel de População – o indicador de “Estimativa da população” é atualizado em julho de cada ano, quando os dados do ano anterior são disponibilizados pelo IBGE. Os indicadores de “População Total” e “População urbana e rural” são oriundos do Censo demográfico, que é realizado a cada dez anos. O último foi realizado em 2010.
Painel de Programas sociais – os indicadores “Famílias de baixa renda” e “Famílias beneficiárias do bolsa família” são atualizados anualmente, no primeiro semestre, assim que o Ministério da Economia disponibiliza os dados do ano anterior. O indicador “Total de MEI beneficiários do Bolsa Família”, criado a partir do cruzamento de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e do Sebrae, não terá novas atualizações.
Painel do Agronegócio é atualizado de acordo com a realização e disponibilização dos dados do Censo Agropecuário pelo IBGE. A última edição do Censo Agropecuário é de 2017.
Painel de Empreendedores é atualizado de acordo com a disponibilização dos microdados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) Contínua pelo IBGE.

Onde estão os estudos e pesquisas produzidos pelo Sebrae?

Os estudos e pesquisas do Sebrae podem ser encontrados dentro da Biblioteca do DataSebrae. Eles estão divididos em quatro categorias:

  • Ambiente dos pequenos negócios onde poderá localizar conteúdos sobre a realidade dos pequenos negócios por temas como emprego, exportações e confiança;
  • Empreendedores e empresas onde poderá conhecer os perfis de quem está por trás dos pequenos negócios;
  • Pesquisas Temáticas onde conhecerá diversos temas relacionados à atuação das empresas e
  • Confiança da MPE onde conhecerá o cenário econômico que impacta os pequenos negócios.
Onde eu encontro os boletins da Sondagem Econômica das MPE?

A Sondagem Econômica das MPE está localizada na Biblioteca de Estudos e Pesquisas do DataSebrae, na categoria Confiança da MPE.

Onde eu encontro os dados da pesquisa GEM?

A pesquisa GEM e sua coletânea está localizada na categoria Empreendedores e empresas na Biblioteca do DataSebrae.

Onde eu encontro os dados de empresas ativas do Brasil?

Os dados de empresas ativas podem ser encontrados dentro do Painel de Empresas .