.

 

IG – Viçosa do Ceará

A produção de cachaça no Estado do Ceará teve início no século XVII e, com o passar do tempo, o município de Viçosa do Ceará tornou-se conhecido pela produção de cachaça de qualidade.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.09 de maio de 2024


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Canavial
Engenho de Cana-de-açúcar
Alambique de cobre
Barris e garrafas
Cachaça engarrafada
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A fabricação brasileira da aguardente a partir da cana-de-açúcar tem suas origens nos séculos XVI e XVII, no contexto histórico da colonização mediante o trabalho escravo que era utilizado na produção do açúcar. Todavia, somente em 1584 foi utilizado o primeiro alambique na produção de aguardente de cana-de-açúcar no Brasil, todavia, a produção de cachaça foi iniciada no Ceará por volta de 1622.

Ao longo dos anos, o Estado passou a ser conhecido pela produção de cachaça de boa qualidade, fabricada em alambiques no interior do Ceará, principalmente em regiões serranas onde se encontra atualmente o Município de Viçosa do Ceará. Nesse cenário, Viçosa do Ceará tornou-se conhecida pela produção de suas cachaças que remonta suas origens entre os séculos XVIII e XIX. Esse fato aponta que desde o final do século XIX a cachaça de Viçosa do Ceará está inserida num circuito de eventos que certamente ajudaram a construir a fama como uma produtora de cachaça.

De maneira geral, os produtores de cachaça de Viçosa do Ceará participam de todos as etapas da fabricação da bebida, desde o plantio da cana até o momento da degustação. Atualmente, a produção da cachaça fomenta a diversidade cultural brasileira e valoriza a história da comunidade e possibilita a reação de renda mediante saberes tradicionais do povo de Viçosa do Ceará.

Nesse contexto, a cachaça produzida em Viçosa do Ceará, é envelhecida e engarrafada integralmente no município por integrantes da cadeia produtiva regulares, atendendo à legislação vigente. O produto é tipicamente artesanal, obtido a partir da destilação em alambiques de cobre da garapa fermentada da cana-de-açúcar, plantada e colhida no próprio município, proveniente da agricultura familiar.

Os limites para a Indicação Geográfica contempla o município de Viçosa do Ceará.

O município está localizado no fuso 24 da Carta do Mundo ao Milionésimo entre as coordenadas entre as coordenadas geográficas a nordeste -40º52’19,200” W, -3º11’34,800” S; a Sudeste -40º52’22,800” W, -3º54’21,600” S; a Sudoeste -41º22’37,200”W, -3º54’21,600”S; a Noroeste -41º22’26,400”W, -3º11’27,600”S.

A área total do município é de 1311,6km²

O produto é tipicamente artesanal, obtido a partir da destilação em alambiques de cobre da garapa fermentada da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) plantada e colhida no próprio município, proveniente da agricultura familiar.

É uma cachaça de qualidade superior, dotada de sabores e aromas peculiares, resultante de cuidados constantes, desde o plantio da cana-de-açúcar, sem uso de agrotóxicos, com o corte cuidadoso e manual em seu estadio ideal de maturação, sem uso de queimadas, conforme o saber fazer dos produtores, evidenciando a originalidade de Viçosa do Ceará. A moagem da cana-de-açúcar ocorre 24 horas após a colheita, sendo a garapa filtrada, decantada e fermentada, com fermento natural de cada produtor. Somente é utilizada a parte nobre da destilação, denominada “Coração”, que é engarrafada como cachaça prata, após um período de descanso de no mínimo 6 meses ou envelhecida no mínimo um ano em toneis ou barris de madeiras nobres.

A cachaça obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar em alambiques de cobre tem graduação alcoólica de 38% vol a 48% vol a 20ºC.

Já em meados do século XIX, a cachaça de alambique, envelhecida em toneis fabricados com variadas madeiras nobres, conferia aroma e sabor especial ao produto: a oxidação dos componentes devido ao oxigênio contido nos poros da madeira, a solubilização de matérias presentes nos toneis, o tipo de levedo e o cuidado na fermentação da garapa são apontados como fatores relevantes na produção. Além disso, o envelhecimento reduz de forma lenta e contínua o volume alcóolico e tal método é utilizado há várias gerações.

A produção de cachaça no Estado do Ceará teve início no século XVII e, com o passar do tempo, o local onde atualmente se encontra o município de Viçosa do Ceará tornou-se conhecido pela produção de cachaça de qualidade.

Desde 2007, é realizado o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que passou a marcar o calendário de Viçosa do Ceará desde então, atraindo turistas e movimentando a cidade durante três dias, integrando o turismo, a cultura e o agronegócio na região.

Atualmente, a produção da cachaça de Viçosa do Ceará valoriza a história da comunidade e os saberes tradicionais, que atravessam gerações, possibilitando, ainda, a geração de renda para muitas famílias. Os conhecimentos tradicionais e as características do produto contribuem para o crescente reconhecimento nacional e internacional de Viçosa do Ceará como um lugar que “respira a história da cachaça” e o faz ser citado por alguns como “a terra da cachaça boa”.

A representatividade cultural e importância econômica da cachaça para o município de Viçosa do Ceará tem gerado iniciativas de apoio e interesse governamental, na tentativa de proteger o produto, objetivando a garantia da qualidade e identidade histórico-cultural, além de ressaltar a responsabilidade social e ambiental.

Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará – APCVIC
Endereço: Rua Lamartine Nogueira, 488B, Centro | Cidade: Viçosa do Ceará – CE| CEP: 62300-000
Telefone:(85) 99603-9059| E-mail: apcvic.vicosa@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR402022000023-5
Indicação Geográfica: Viçosa do Ceará
UF: Ceará
Requerente: Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará – APCVIC
Produto: Cachaça
Data do Registro: 24/04/2024
Delimitação: Limites políticos do município de Viçosa do Ceará, localizado no estado do Ceará.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui