IG – Região Pedra de São Thomé
A Pedra São Thomé é um material diferenciado tecnologicamente e mais valorizado comercialmente que seus similares brasileiros.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.18 de julho de 2024
Sobre a Indicação Geográfica
A definição da área do maciço foi baseada na caracterização tecnológica e petrográfica onde ocorreu através de pontos estratégicos como rios, ribeirões, córregos, serras e pontos de coordenadas geográficas. Possui 108.067.552,89m² e está localizada nos Municípios de São Tomé das Letras, em sua maior parte, e de Luminárias, ambos pertencentes a região denominada Pedra São Thomé.
Os fatores naturais relacionados com a formação dos quartzitos são: temperatura, pressão e fluidos (catalisadores de reações). O tempo também é um importante componente no processo geológico, pois está intimamente associado à dinâmica da tectônica que demanda milhões de anos. Na análise petrográfica ficou demonstrado que a composição mineralógica dos quartzitos é resultado do aumento de temperatura, que promoveu a recristalização dos minerais, e o aumento da pressão dirigida proporcionou a diminuição do espaço disponível para crescimentos de outros minerais. Essa evolução de temperatura e pressão se relaciona com esforços que aconteceram durante a dinâmica tectônica, ocorridos na litosfera durante o Fanerozóico em um terreno formado e estruturado no Proterozóico (1,4-1,7 bilhão de anos).
A rocha extraída da área designada como Região Pedra São Thomé é classificada geneticamente como rocha metamórfica, litotipo quartzito, com coloração variada, esbranquiçada, amarela, rosada. Quando não intemperizada, é coesa, não escamável ou friável, resistente à abrasão, com média absorção d’água e baixa condutividade térmica, além de antiderrapante. Possui estrutura tabular, o que permite seu fácil desplacamento e aproveitamento no revestimento de muros, ou pisos e paredes, principalmente de exteriores, sob a forma de lajotas, sejam elas regulares ou não, sempre ao natural. Cabe informar que o quartzo é estável em uma ampla faixa de temperaturas e pressões, apenas se recristalizando durante o metamorfismo, o que resulta em cristais firmemente imbricados, de textura poligonizada.
A Pedra São Thomé é um material diferenciado tecnologicamente e mais valorizado comercialmente que seus similares brasileiros, e foi o conjunto das ações de metamorfismo durante a sua formação geológica e a disposição geográfica/tectônica, que proporcionou toda a sua singularidade. Junte-se a tais características naturais, todo o histórico de extração e processamento feito pelos produtores locais.
Associação das Micro e Pequenas Empresas Mineradoras, de Beneficiamento, Comércio Prestadoras de Serviços, Transportadores de Exportadores de Quartzito e Sílicas da Região de São Thomé das Letras – AMIST
Endereço: Serra do Carimbado V, s/nº – Zona Rural | Cidade/UF: São Thomé das Letras/MG | CEP: 37418-000
Telefone: +55 35 3233-1434/+55 35 99909-4030 | E-mail: diretoria@amist.org.br
Dados Técnicos
Número: BR412018050005-0
Indicação Geográfica: Região Pedra São Thomé
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação das Micro e Pequenas Empresas Mineradoras, de
Beneficiamento, Comércio Prestadoras de Serviços, Transportadores de Exportadores de Quartzito e Sílicas da Região de São Thomé das Letras – AMIST
Produto: Quartzitos plaqueados e/ou foliados, utilizados prioritariamente como material de ornamentação e revestimento
Data do Registro: 09/07/2024
Delimitação: Localizada nos Municípios de São Tomé das Letras, em sua maior parte, e de Luminárias, ambos pertencentes a região denominada Pedra São Thomé.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui