.

 

IG – Vale do Jamari

Localizado no estado, o Vale do Jamari consolidou-se, com o tempo, como grande produtor de tambaqui (Colossoma macropomum) em cativeiro.21 de agosto de 2023


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Peixe Tambaqui
Viveiro e pesca
Pesca
Peixe Tambaqui
Viveiro
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Desde a década de 1980, identifica-se a produção de tambaqui criado em cativeiro em alguns municípios de Rondônia de maneira esparsa e rudimentar. Segundo o “Projeto Potencialidades Regionais Estudo de Viabilidade Econômica – Piscicultura” elaborado pela SUFRAMA, no ano de 2003, o tambaqui já era a espécie preferida pelos criadores dada a sua rusticidade e preferência pelo mercado consumidor. Com o tempo, foi ganhando reconhecimento de mercado, sendo identificado com diversas denominações como: “tambaqui da Amazônia”, “tambaqui de Rondônia”, “tambaqui de Ariquemes”, e hoje conhecido como “tambaqui do Vale do Jamari”.

A partir da especialização e convergência da produção para um conjunto contíguo de municípios, a denominação “Vale do Jamari” foi ganhando contornos de evidência e notoriedade, sobretudo a partir de 2009, com a criação da ACRIPAR – Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia. Como resultado, o aprimoramento técnico da produção se traduziu em ganhos de escala e qualidade, fazendo com o que a região atraísse programas de apoio e incentivo ao desenvolvimento à piscicultura do tambaqui, patrocinados pela Secretaria de Agricultura-SEAGRI, pela Secretaria de Meio Ambiente-SEDAM, pelo SEBRAE e assistência técnica pela EMATER-RO, ampliando os investimentos em melhorias por parte dos produtores, o que proporcionou a evolução gradativa e constante tanto da produtividade como da qualidade do tambaqui produzido neste recorte territorial do estado rondoniense.

Com a topografia favorável e a abundância de recursos hídricos da região, o tambaqui do Vale do Jamari é criado em tanques escavados ou construídos em barragens em acidentes geográficos de mananciais como córregos e igarapés, sempre em raio superior a 50 metros das nascentes ou olhos de água permanentes.

Os viveiros precisam ter equilíbrio do pH das águas utilizadas na produção que devem ser neutras ou ligeiramente alcalinas e contar com renovação constantes. As condições aquícolas, associadas ao clima típico da Amazônia, proporcionam o ambiente ideal para criação do tambaqui.

A aplicação de tecnologias e manejo de produção, com responsabilidade social e ambiental de seus produtores, garantem ao tambaqui do Vale do Jamari a rastreabilidade do produto desde o início da criação até a despesca.

O produto processado é do tipo peixe fresco e peixe congelado, divididos entre peixe fresco inteiro e eviscerado e ainda em peixe congelado eviscerado inteiro, e em partes, tais como pedaços, postas, filés, costela e carne mecanicamente separada. O peixe é nativo do bioma Amazônico, sendo redondo e de dorso esverdeado com barriga e cauda preta, como destacado na representação gráfica da IP. O tambaqui criado em cativeiro no Vale do Jamari possui atributos a semelhança dos existentes em ambiente natural, um produto de carne branca de textura tenra, firme, macia e suculenta, de sabor marcante característico e peculiar.

Rondônia é um dos estados com maior produção de peixes nativos do Brasil, estando a piscicultura em constante expansão na última década. Os produtores de tambaqui localizado no Vale do Jamari produziram, no ano de 2019, o equivalente a 50% das cerca de 40 toneladas de tambaqui produzidas no estado de Rondônia. Em 2020, esse percentual chegou a 60% do total de tambaqui (“in natura” e processado) produzido no estado. O tambaqui produzido no Vale do Jamari abastece todo o mercado nacional, em sua maioria nos estados do Amazonas, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Goiás, havendo, ainda, uma parcela de sua produção destinada à exportação. Devido a sua importância a região costuma ter eventos voltados a piscicultura e festivais do tambaqui, como a Feira de Agronegócio e Piscicultura do Vale do Jamari (EXPOVALE), que ganharam repercussão nacional e internacional nos últimos anos e que atraem milhares de pessoas, confirmando ser o Vale do Jamari nome que possui reputação e relevância no segmento.

ACRIPAR – Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia
Endereço: AV. Jamari Nº 3324 – 1º andar (em cima da loja Paladyo) | Bairro: Centro | Cidade: Ariquemedes/RO | CEP: 76870-018
Telefone: +55 (69) 9-99232-3148 | E-mail: acriparpeixe@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR402022000003-0
Indicação Geográfica: Vale do Jamari
UF: Rondônia
Requerente: ACRIPAR – Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia
Produto: Tambaqui peixe amazônico (Colossoma macropomum), in natura e processado
Data do Registro: 15/08/2023
Delimitação: A área é formada pelos seguintes municípios: Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Theobroma, totalizando 38.049 km², no estado de Rondônia.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui