IG – Vale da Grama
Os solos vulcânicos da região do Vale da Grama conferem aos cafés características cítricas marcantes, proporcionando uma experiência sensorial única e inesquecível.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.22 de maio de 2025
Sobre a Indicação Geográfica 
Historicamente, ao menos desde a segunda metade do século XIX, o clima ameno e o acesso a fontes de águas de qualidade atraíram as primeiras famílias produtoras de café para a região. Nesse período, muitas famílias europeias imigraram para o Brasil, diversas delas tendo como destino a região do Vale da Grama, com o objetivo de cultivar café. A colheita segue predominantemente manual até os dias atuais.
A região produtora de cafés arábica está localizada entre duas cadeias de montanhas da Serra da Mantiqueira, no município de São Sebastião da Grama (SP). Com um clima ameno, caracterizado por dias quentes e noites frias, e uma altitude superior a 1.000 metros, o processo de maturação do grão ocorre de forma mais lenta, favorecendo a qualidade do café produzido.
O nome geográfico Vale da Grama refere-se a região reconhecida pela produção de cafés especiais, localizada no município de São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo, situado a mais de 1000m de altitude, o que favorece a produção de café arábica de qualidade. A área destaca-se ainda por suas condições climáticas favoráveis e solo fértil, que contribuem para o cultivo de grãos de café com características distintas. A fertilidade do solo relaciona-se com sua origem vulcânica.
Cafés da espécie Coffea arabica, compreendendo café em grãos verde (café cru), como também café industrializado torrado e/ou torrado e moído, produzidos pelos métodos natural, cereja descascado, desmucilado e fermentado. Possuem atributos sensoriais específicos tais como corpo médio/alto, acidez média/alta, notas cítricas e de caramelo, alto teor de doçura e finalização prolongada. Para a utilização da IP Vale da Grama, é requisito que os cafés atinjam no mínimo 80 pontos na tabela da Specialty Coffee Association (SCA).
O destaque da produção cafeeira da região é corroborado pelas participações e premiações em concursos nacionais e internacionais. Em 2021, por exemplo, cafeicultores da região ficaram entre os finalistas do Cup of Excellence. No mesmo ano, os produtores do Vale da Grama se destacaram no 1º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, angariando quatro das seis principais premiações do evento. Ainda em 2021, quatro produtores da região foram premiados no 7º Concurso Internacional AVPA-Paris, da Agence pour la Valorisation des Produits Agricoles.
O café do Vale da Grama também possui presença constante em feiras, eventos e encontros, tais como Agrishow, Rio Coffee Nation, Semana Internacional do Café e Coffee Dinner & Summit. Em 2023, foi inaugurada a Praça Vale da Grama, pela Prefeitura de São Sebastião da Grama, em reconhecimento a essa região produtora de café.
Atualmente, pode-se afirmar, conforme comprovado no processo analisado, que o Vale da Grama é uma das principais regiões de produção de cafés especiais do Brasil, investindo em inovação, qualidade e tecnologia.
Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama – ACVG
Endereço: Rua dos Andradas, 162 – Centro | Cidade: São Sebastião da Grama/SP | CEP: 13790-000
Telefone: (19) 3646-1354 | E-mail: assvaledagrama@hotmail.com | Site: www.valedagrama.com.br
Dados Técnicos
Número: BR402023000009-2
Indicação Geográfica: Vale da Grama
UF: São Paulo
Requerente: Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama – ACVG
Produto: Café
Data do Registro: 03/12/2024
Delimitação: Está compreendida no território do município de São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo, encerrando uma área total de 25.221,30 hectares.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!