.

IG – Sabará

O município de Sabará é conhecido nacionalmente pela produção de jabuticaba e de seus derivados. Os produtos autorizados da Indicação de Procedência são: licor de jabuticaba, geleia de jabuticaba, molho de jabuticaba, casca de jabuticaba cristalizada e compota de jabuticaba.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 13 de Fevereiro de 2019


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Jabuticada de Sabará.
Cachaça e geléia de jabuticaba.
Cachaça e geléia de jabuticaba.
Festival da Jabuticaba.
Produtos da Indicação de Procedência.
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


O município de Sabará realiza o Festival de Jabuticaba de Sabará, evento que ocorre sempre em meados do mês de outubro a dezembro (dependendo da safra da fruta) há 27 anos consecutivos. No festival são comercializados a fruta in natura e os produtos derivados de jabuticaba.

A produção é feita artesanalmente, sendo utilizadas diversas receitas tradicionais, passadas de geração a geração. A produção dos derivados é um elemento da manifestação cultural capaz de intensificar o envolvimento da comunidade no conhecimento de sua própria tradição, da sabedoria popular e especialmente da gastronomia. É onde ocorre a integração econômica, social e cultural que compõe um conjunto de significados determinantes do patrimônio cultural do município e que evoca um encantamento especial aos visitantes, por meio do seu entrosamento com os produtores de quitutes e com os diferentes sabores.


A área delimitada para a Indicação de Procedência “Produtos Derivados de Jabuticaba de Sabará” fica estabelecida nos limites político-administrativos do município de Sabará, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, e faz fronteira ao norte com o município de Taquaraçu de Minas, ao sul com os municípios de Nova Lima e Raposos, a leste com Caeté e a oeste com Belo Horizonte e Santa Luzia. Sabará está situada a 723 metros altitude e seu território possui área de 302,173 km2.


A produção de jabuticaba tem característica “temporária”. As jabuticabas são produzidas somente em épocas de chuva, o que as tornam indisponíveis no mercado ao longo do ano. Uma maneira inteligente de se aproveitar a safra, visto que os frutos maduros apodrecem rapidamente, é a produção de diversos derivados da jabuticaba.

Sobre a tecnologia de processamento dos derivados de jabuticaba, Sabará tem se apresentado com um diferencial competitivo muito grande, pois os processos de produção são muito específicos e transmitidos de geração a geração. O município se destaca ainda entre os 49 melhores produtores de derivados de um tipo de jabuticaba conhecido popularmente como Sabará.

A fruteira é adaptável a diversos tipos de solo, mas o cultivo deve ser feito preferencialmente em solos silico-argilosos, que devem ser profundos, bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica. O crescimento da árvore é lento, inicia a produção de frutas a partir do oitavo ano, prolongando-se por média de 35 anos. Uma jabuticabeira produz em média de 200 a 1000 kg de frutos por ano, o que se intensifica com a adubação. Os dois principais fatores que restringem a expansão do plantio são os custos e a dificuldade de colheita e a precariedade de conservação de seus frutos, já que o fruto deve ser colhido pronto para o consumo, e sua fermentação inicia logo após a lavagem da fruta.


Fazendo uso da tradição e do conhecimento da produção dos derivados da jabuticaba, os produtores instalados na área demarcada contribuem para o desenvolvimento econômico do município, por meio da comercialização dos derivados, cada um com seus sabores específicos. Esses produtores são conhecedores das receitas e processos produtivos tradicionais, conquistando um mercado cada vez mais abrangente e peculiar.


Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará – ASPRODEJAS
Endereço: Rua Carlindo Pinto, 36, sala 301 – Centro | Município: Sabará/MG | CEP: 34.505-400
E-mail: asprodejas@hotmail.com | Telefone: (31) 9 8800-4480


Dados Técnicos

Número: BR4020140000093
Nome Geográfico: Sabará
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará – ASPRODEJAS
Produtos: Produtos derivados de jabuticaba
Data do Registro: 23/09/2014
Delimitação: A área delimitada para a INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA “PRODUTOS DERIVADOS DE JABUTICABA DE SABARÁ” fica estabelecida nos limites político-administrativos do município de Sabará localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, e faz fronteira ao norte com o município de Taquaraçu de Minas, ao sul com os municípios de Nova Lima e Raposos, a leste com Caeté e a oeste com Belo Horizonte e Santa Luzia. Sabará está situada a 723 metros altitude e seu território possui área de 302,173 km2. Sua localização é geograficamente determinada pelas coordenadas 19°53’11 “S, 43°48’24’W.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!