IG – Região de São Joaquim
Território que abrange municípios de Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do país e tem como grande destaque a do tipo Fuji, produzida a baixíssimas temperaturas na Serra Catarinense
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.10 de Dezembro de 2021
Sobre a Indicação Geográfica
O início da produção de maçã na região de São Joaquim data do início do século 20, quando foram plantados os primeiros pomares da fruta.
A partir da década de 1970, a maçã do tipo Fuji passou a ser produzida, quando o produto foi trazido do Japão e passou a ser desenvolvido por imigrantes japoneses, que formaram uma colônia na região.
Nos anos de 1977 e 1978, foram fundadas uma cooperativa e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – AMAP, além de ser realizada a 1ª Festa Nacional da Maçã. A partir dos anos 1980 veio a consolidação da produção da fruta em São Joaquim, atraindo mão de obra, investimentos e impulsionando a pesquisa.
A região de São Joaquim está localizada no estado de Santa Catarina, ocupando uma área de 4.928 km². Abrange na totalidade os municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.
Toda a área possui altitude superior a 1.100m acima do nível do mar, podendo chegar a até 1.800m.
O clima é temperado, com baixas temperaturas no inverno e média anual de aproximadamente 10°C. No verão, a média gira em torno de 18 a 20 graus Celsius.
A Maçã Fuji da Região de São Joaquim deve ser produzida a altitude mínima de 1.100m acima do nível do mar, onde encontram-se as características naturais que definem a qualidade distinta do produto, sobretudo a altitude e o frio.
O inverno gelado da região possibilita que as macieiras tenham 900 horas de frio por ano, com temperaturas inferiores a 7°C, requisito fundamental para a floração e desenvolvimento de frutas com qualidade.
Dada as condições geográficas únicas da região, a fruta apresenta sua forma característica, ovalada, de coloração vermelha mais intensa, mais crocante, com acidez marcante e suculência maior do que a verificada em outras variedades.
A região de São Joaquim é a maior produtora nacional de maçã, com 35% da produção e área plantada do Brasil.
Estima-se que a produção anual de Maçã Fuji ultrapasse as 170 mil toneladas, produzidas por 2.104 unidades produtoras, 90% das quais são pequenas propriedades.
Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP
Endereço: Rua Lauro Muller, nº 67, Sala 02 | Bairro: Centro | Cidade: São Joaquim/SC | CEP: 88600-000
Telefone: +55 (49) 3233-3977 | Site: www.amapsc.org.br | E-mail: amap@amapsc.org.br
Dados Técnicos
Número:BR412020000010-4
Indicação Geográfica: Região de São Joaquim
UF: Santa Catarina
Requerente: Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP
Produto: Maçã Fuji
Data do Registro: 03/08/2021
Delimitação: A área geográfica delimitada da Região de São Joaquim possui um total de 4.928 km² e abrange integralmente a extensão dos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui