.

IG – Região de São Joaquim

Território que abrange municípios de Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do país e tem como grande destaque a do tipo Fuji, produzida a baixíssimas temperaturas na Serra Catarinense

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.10 de Dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


A Maçã Fuji da Região de São Joaquim (Arquivo EPAGRI)
Planta matriz da Fuji no Brasil, Estação Experimental de São Joaquim - SC (Fernando Laske)
Cesto de Maçãs Fuji da Região de São Joaquim (Aires Carmen Mariga/EPAGRI)
Floração dos pomares na Região da Maçã Fuji de São Joaquim (Antônio Carlos Mafalda)
Floração da árvore Fuji original na Estação Experimental da EPAGRI em São Joaquim (Fernando Laske)
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

O início da produção de maçã na região de São Joaquim data do início do século 20, quando foram plantados os primeiros pomares da fruta.

A partir da década de 1970, a maçã do tipo Fuji passou a ser produzida, quando o produto foi trazido do Japão e passou a ser desenvolvido por imigrantes japoneses, que formaram uma colônia na região.

Nos anos de 1977 e 1978, foram fundadas uma cooperativa e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – AMAP, além de ser realizada a 1ª Festa Nacional da Maçã. A partir dos anos 1980 veio a consolidação da produção da fruta em São Joaquim, atraindo mão de obra, investimentos e impulsionando a pesquisa.

A região de São Joaquim está localizada no estado de Santa Catarina, ocupando uma área de 4.928 km². Abrange na totalidade os municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Toda a área possui altitude superior a 1.100m acima do nível do mar, podendo chegar a até 1.800m.

O clima é temperado, com baixas temperaturas no inverno e média anual de aproximadamente 10°C. No verão, a média gira em torno de 18 a 20 graus Celsius.

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim deve ser produzida a altitude mínima de 1.100m acima do nível do mar, onde encontram-se as características naturais que definem a qualidade distinta do produto, sobretudo a altitude e o frio.

O inverno gelado da região possibilita que as macieiras tenham 900 horas de frio por ano, com temperaturas inferiores a 7°C, requisito fundamental para a floração e desenvolvimento de frutas com qualidade.

Dada as condições geográficas únicas da região, a fruta apresenta sua forma característica, ovalada, de coloração vermelha mais intensa, mais crocante, com acidez marcante e suculência maior do que a verificada em outras variedades.

A região de São Joaquim é a maior produtora nacional de maçã, com 35% da produção e área plantada do Brasil.

Estima-se que a produção anual de Maçã Fuji ultrapasse as 170 mil toneladas, produzidas por 2.104 unidades produtoras, 90% das quais são pequenas propriedades.

Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP
Endereço: Rua Lauro Muller, nº 67, Sala 02 | Bairro: Centro | Cidade: São Joaquim/SC | CEP: 88600-000
Telefone: +55 (49) 3233-3977 | Site: www.amapsc.org.br | E-mail: amap@amapsc.org.br

Dados Técnicos

Número:BR412020000010-4
Indicação Geográfica: Região de São Joaquim
UF: Santa Catarina
Requerente: Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – AMAP
Produto: Maçã Fuji
Data do Registro: 03/08/2021
Delimitação: A área geográfica delimitada da Região de São Joaquim possui um total de 4.928 km² e abrange integralmente a extensão dos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui