.

IG – Região de São Gotardo

Indicação de Procedência localizada no estado de Minas Gerais produtora de hortifrútis como: Abacate, Alho, Batata e Cenoura

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.30 de agosto de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Plantação na Região de São Gotardo
Cenouras da Região de São Gotardo
Abacate da Região de São Gotardo
Batatas da Região de São Gotardo
Alhos da Região de São Gotardo
Plantação

Sobre a Indicação Geográfica

A prática da Hortifruticultura na Região de São Gotardo teve seu início há cerca de 50 anos atrás e os principais produtores na época foram descendentes de japoneses que estavam no Paraná e em São Paulo, que foram incentivados pelo Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (Padap) a irem para a região.

O cultivo de alguns produtos se adaptou muito bem a área e se tornou uma atividade econômica muito importante para os municípios que constituem a Indicação Geográfica. O sucesso da produção se dá devido ao espírito empreendedor da comunidade, o uso de altas tecnologias e fatores naturais como clima, solo e relevo.

A área geográfica da Indicação de Procedência abrange a totalidade dos municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, na Mesorregião do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais.

O espaço ocupado pela Indicação Geográfica apresenta uma grande vantagem, pois está próximo de importantes capitais, proporcionado um grande mercado consumidor. Além disso alguns aspectos naturais como o clima, o tipo de relevo e o solo da região contribuem para a produção, gerando condições ideais para as culturas.

Os produtos produzidos pela Indicação são hortifrútis, especificamente as culturas de cenoura, alho, batata e abacate. O cuidado com os produtos contempla desde a seleção das sementes, o plantio, a colheita até a pós colheita e o transporte dos produtos.

A região possui atualmente cerca de 400 produtores que serão beneficiados pela conquista da Indicação Geográfica. O uso dos selos além de agregar mais valor aos produtos também garante uma proteção contra possíveis fraudes.

A Região de São Gotardo é maior produtora de alho do Brasil, produzindo em média 45 mil toneladas por ano. Os outros produtos da região também possuem um elevado desempenho, dados de 2019 revelam que a produção de cenouras foi de aproximadamente 250 mil toneladas, a de batatas foi de 100 mil toneladas e a do abacate, 30 mil toneladas.

Conselho da Região de São Gotardo
Endereço: Avenida Tabeliao Joao Lopes, 555 | Bairro: Campestre | Cidade: São Gotardo | CEP: 38800-000
Telefone: +55 (34) 3671-3924 | E-mail: agrocontabil.marailda@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR402020000007-8
Indicação Geográfica: Região de São Gotardo
UF: Minas Gerais
Requerente: Conselho da Região de São Gotardo
Produto: Hortifrútis: abacate, alho, batata e cenoura
Data do Registro: 23/08/2022
Delimitação: A área geográfica delimitada abrange a totalidade dos municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, na Mesorregião do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais.

 

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!