IG – Região de Machadinho
Colonos italianos, procedentes da região serrana do Rio Grande do Sul, desenvolveram a atividade extrativista da erva-mate na região de Machadinho desde a segunda década do século XX.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.22 de maio de 2025
Sobre a Indicação Geográfica 
A Região de Machadinho é um espaço territorial localizado na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, numa área de transição geográfica entre o Planalto Médio, o Alto Uruguai Gaúcho e os Campos de Cima da Serra. No passado foi batizada de “Região das Matas”, inspirada numa extensa cortina com floresta de araucária e rico sub-bosque de erva-mate, separando-se da “Região dos Campos” pela sua origem natural, ainda em tempos primitivos.
A colonização desse território pelos imigrantes italianos procedentes da Serra Gaúcha, na segunda década do século XX, está atrelada à existência, à extração, à industrialização e à comercialização da erva-mate, produto pioneiro de valor mercadológico também chamado de “ouro verde” pelos colonizadores.
A descoberta da cultivar Cambona 4 no final do século XX, reafirmou a tradição e a notoriedade ervateira da região. Em 2014 a Cambona 4 foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo a primeira cultivar de erva-mate do RS e a segunda do Brasil a obter o referido registro.
A erva-mate é um símbolo, uma vocação e uma identidade regional, além de ser um importante produto econômico desde os primórdios da colonização. A atividade ervateira se consolidou no cruzar das gerações formando na Região de Machadinho um ambiente com notoriedade e tradição na produção de mate.
A Região de Machadinho é um espaço territorial localizado na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, numa área de transição geográfica entre o Planalto Médio, o Alto Uruguai Gaúcho e os Campos de Cima da Serra.
A área delimitada compreende uma área contínua de 2.716,86 km² e abrange os municípios gaúchos de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul. Limita-se ao Sul com os municípios de Lagoa Vermelha e Ibiaçá, ao Leste com o rio Bernardo José, ao Oeste com o rio Apuaê e ao Norte com as águas do épico rio Uruguai, Lago da Usina Hidrelétrica Machadinho.
Os produtos elaborados “Chimarrão, Tereré e Chá Mate Tostado” da Indicação Geográfica Erva-mate “Região de Machadinho” possuem em sua composição um percentual mínimo de 50% da matéria-prima oriunda da cultivar Cambona 4, fabricados pelos métodos “industrial convencional” e “artesanal barbaquá”.
A Cambona 4 é uma cultivar de erva-mate de alta produtividade e de sabor suave, desenvolvida especialmente para blends (Mistura). Foi descoberta pelo produtor Teodoro Mendes da Fonseca (Seu Dorinho) e elevada ao status de cultivar pelo trabalho de instituições como a Apromate, a Camol, a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Florestas e a Universidade Regional Integrada (URI-Erechim).
A interação das condições ambientais locais, do saber fazer popular do produtor e da ciência agronômica permitiu o desenvolvimento de um produto único e diferenciado com origem exclusiva na Região de Machadinho. A tradição ervateira secular e a aplicação das Boas Práticas Agrícolas (BPA) e das Boas Práticas de Fabricação (BPF) colaboram para a segurança e a melhor qualidade dos produtos disponibilizados aos consumidores.
Importante fonte de renda para as famílias produtoras de erva-mate na Região de Machadinho a atividade ervateira tem cumprido papel de destaque na comunidade com valorização social, cultural, histórica, simbólica, turística, ambiental e econômica. Além de símbolo e identidade fomenta a realização de eventos, divulga a dá notoriedade além fronteiras a todo o território geográfico.
Premiações do Projeto Cambona 4 Conquistadas pela Região de Machadinho:
1)Prêmio Futuro da Terra, Expointer (1999);
2)Prêmio Brasil de Meio Ambiente (2007);
3)Prêmio de Responsabilidade Social e Ambiental da Câmara Americana (2008);
4)“Prêmio LIF” Liberdade, Igualdade, Fraternidade de Responsabilidade Social Câmara França/Brasil (2008);
5)Prêmio Brasil Ambiental (2008);
6)Prêmio Expressão da Ecologia – Categoria Manejo Florestal (2009);
7)Prêmio Fundação do Banco do Brasil de Tecnologia Social (2013);
8)Tecnologia de Baixo Carbono – Projeto Rural Sustentável – Sistema Agroflorestal de Erva-Mate Cambona 4 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Reino Unido (DEFRA) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) (2016); e
9) Prêmio Big Push para a Sustentabilidade no Brasil, na Categoria Agricultura & Florestas. CEPAL/ONU (2020).
Associação dos Produtores de Erva Mate de Machadinho
Endereço: R. Nossa Senhora da Salete, n. 304, Bairro Santa | Cidade: Machadinho/RS | CEP: 99880-000
Telefone: (54) 996441604 | E-mail: srfelizari@gmail.com
Dados Técnicos
Número: BR402023000004-1
Indicação Geográfica: Região de Machadinho
UF: Rio Grande do Sul
Requerente: Associação dos Produtores de Erva Mate de Machadinho
Produto: Erva-mate
Data do Registro: 04/02/2025
Delimitação: A delimitação da área geográfica é constituída pelos limites político-administrativos dos municípios que a compõem, incluindo integralmente os municípios de: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!