.

IG – Região de Garça

Produtora de café desde o século XX, a Região de Garça é uma das maiores produtoras no Estado de São Paulo, exportando seu café para mais de 20 países.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.1 de Dezembro de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Café
Plantação
Plantação
Plantação
Café ensacado
 Representação Gráfica.

Sobre a Indicação Geográfica

Parte da história, tradição e cultura dos municípios que compõem a Indicação Geográfica, a produção cafeeira da Região de Garça remonta ao início do século XX. Essa atividade contribui para a emancipação de alguns municípios do estado de São Paulo e para a expansão da rede ferroviária da região.

Um dos maiores produtores de café do estado, a Região de Garça também realiza, desde 2018, o Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça. O concurso busca incentivar e valorizar a produção de café, premiando os agricultores com cafés de qualidade. Esse evento proporciona ainda mais visibilidade para o produto.

A Indicação de Procedência da Região de Garça está situada no centro-oeste paulista e se configura por um conjunto de 15 municípios do estado de São Paulo: Garça, Gália, Vera Cruz, Marília, Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Duartina, Cafelândia, Pirajuí, Júlio Mesquita, Guarantã, Ocauçu, Lupércio, Lucianópolis e Fernão.

O território apresenta um clima tropical com temperatura que varia entre 17,8°C e 28,5°C, pluviosidade média anual de 1.200 mm e altitude acima dos 600 metros, expandido pelo Planalto de Marília e pela Serra do Agudos.

O produto protegido pela Indicação de Procedência é o café da espécie coffea arabica nas seguintes condições: em grãos verdes (café cru), em grãos torrados e em grãos torrados e moídos.

O café da região se diferencia dos demais, pois possui notas sensoriais de chocolate amargo, avelã, amêndoas e castanhas torradas, por vezes floral e frutado, com leve acidez cítrica, finalização complexa e retrogosto persistente, e notas acima de 75 pontos baseados na metodologia da SCA – Specialty Coffee Association; perfil sensorial característico do Café da Região de Garça

A produção de café na região é uma atividade praticada por mais de 400 famílias e representa um dos maiores polos de produção do estado. O produto abastece o mercado interno e externo, sendo exportado para mais de 20 países.

Conselho do Café da Região de Garça – SP (Congarça)
Endereço: Rua Ribeirão da Garça 31l | Bairro: Labienópolis| Cidade: Garça | CEP: 17400000
Telefone: +55 (14) 3407-1400 | Site: https://www.regiaodegarca.org/

Dados Técnicos

Número: BR402020000017-5
Indicação Geográfica: Região de Garça
UF: São Paulo
Requerente: Conselho do Café da Região de Garça – SP (Congarça)
Produto: Café da espécie Coffea arabica nas seguintes condições: em grãos verdes (café cru), em grãos torrados e em grãos torrados e moídos
Data do Registro: 22/11/2022
Delimitação: A indicação de procedência da Região de Garça está situada no centro-oeste paulista e se configura por um conjunto de 15 municípios do estado de São Paulo: Garça, Gália, Vera Cruz, Marília, Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Duartina, Cafelândia, Pirajuí, Júlio Mesquita, Guarantã, Ocauçu, Lupércio, Lucianópolis e Fernão..

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!