.

IG – Mantiqueira de Minas

Região localizada no sul e sudeste mineiro é uma das mais importantes produtoras de café especiais do país, com elevada qualidade sensorial e reconhecimento internacional

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 14 de Dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Café
Colheita do café
Vista da região
Café
Grãos de café
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

O início da produção de cafés na Mantiqueira de Minas data de meados do século 19, quando os primeiros produtores iniciaram o cultivo de suas lavouras.

A expansão da cafeicultura na região, porém, demorou mais de meio século para acontecer, tendo ocorrido a partir dos anos 1910.

A partir de 1990, iniciou-se um processo de aprimoramento da tecnologia cafeeira na região. O resultado foi o crescente reconhecimento do café no mercado internacional, em razão de sua qualidade e consistência.

A região da Mantiqueira de Minas possui uma área de 6.317,380 km² e compreende de 25 municípios localizados no sul e no sudeste de Minas Gerais.

A altitude da região varia de 812 metros acima do nível do mar, no município de Santa Rita do Sapucaí, chegando 2.252 metros no município de Baependi.

A temperatura média anual é de 17,9°C e a precipitação média anual da região fica em torno de 1.665mm.

As variedades para a produção de café com selo de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, obrigatoriamente, são todas da espécie Coffea arábica L., sendo as mais comuns: Bourbon, Acaiá, Catuaí, Icatu, Mundo Novo e Catucaí.

Os sistemas de produção envolvem boas práticas agronômicas, respeitando a atual legislação ambiental e social, além de prever a possibilidade do uso de sistemas de irrigação quando se fizerem necessários, aceitando ainda métodos de colheita manual ou mecanizada.

Para fazer jus à utilização da Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, os cafés são submetidos a dois tipos de avaliação. A primeira diz respeito ao aspecto físico e a segunda refere-se à qualidade da bebida.

O processo de produção do café industrializado em grão e/ou torrado e moído obedece às fases de seleção de grãos, torrefação e moagem. O café torrado em grão ou torrado e moído deve ser, obrigatória e exclusivamente, produzido com café verde que atenda aos requisitos para uso do nome geográfico Mantiqueira de Minas.

O sul de Minas Gerais é a maior região produtora de café do Brasil, correspondendo a 25,2% da produção nacional.

A produção de café na Mantiqueira de Minas abrange uma área de cultivo de 56 mil hectares distribuídos entre 8,2 mil produtores, dos quais cerca de 80% são da agricultura familiar.

A produção anual gira em torno de 1,2 milhão de sacas

Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – APROCAM
Endereço: Rua Ana Umbelina, 122 | Bairro: Centro | Cidade: Carmo de Minas/MG | CEP: 37472-000
Telefone: +55 (35) 3334-1700 | Site: www.mantiqueirademinas.orgE-mail: info@mantiqueirademinas.org.br

Dados Técnicos

Número: IG200704
Indicação Geográfica: Mantiqueira de Minas
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – APROCAM
Produto: Café verde em grão e café industrializado torrado em grão ou moído
Data do Registro: 31/05/2011
Delimitação: A delimitação corresponde aos 25 municípios que compõem a área de abrangência da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, localizados na região denominada Mantiqueira de Minas, demarcada por meio da portaria IMA nº 1600, de 11 de abril de 2016. São eles: Baependi, Brasópolis, Cachoeira de Minas, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição das Pedras, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Natércia, Olímpio Noronha, Paraisópolis, Pedralva, Piranguinho, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Soledade de Minas.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!