.

IG – Raposa

A produção das panelas de barro, que segue tradições milenares, é uma atividade essencialmente feminina, passada de geração em geração, e está profundamente enraizada na cosmovisão e nos rituais culturais do povo Macuxi.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.22 de janeiro de 2025


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Produção da Panela de Barro
Produção da Panela de Barro
Produção da Panela de Barro
Produtora
Terra Indígena Serra do Sol
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A dimensão cultural da produção de panelas de barro transcende o aspecto material, essa atividade está profundamente enraizada no imaginário indígena, permeando o campo do sagrado. A coleta da argila, por exemplo, ocorre com a permissão de “Vovó Barro”, um espírito da natureza reverenciado pela comunidade, sendo mais do que uma atividade econômica, como também uma prática cultural ancestral.

As ceramistas da Comunidade Raposa I, no município de Normandia, orgulham-se da arte secular e passam a cultura de geração para geração, porém não conseguem definir uma data nem quem tenha iniciado a tradição, em que pese a atividade ter começado ainda no século XIX.

A produção de panelas de barro é uma tradição local na Comunidade de Raposa, estabelecida através de gerações. A produção se inicia na coleta da matéria-prima, agradecendo a divindade do barro, e segue tradições e rituais específicos daquela comunidade indígena até a modelagem, que é feita de forma manual.

Uma das principais características do produto é sua resistência térmica, que pode alcançar até 1000ºC, o que é possível graças ao conhecimento e ao saber-fazer das artesãs que passam de mãe para filha através dos anos.

A produção de panelas de barro é uma atividade essencialmente feminina e que é reconhecida por sua origem geográfica na comunidade da Raposa I, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. A tradição e a tipicidade deste artesanato levaram o mesmo a se tornar conhecido em toda a região, o que é fortalecido pela realização do Festival da Panela de Barro, ou ‘Anna Komanto’ Eseru’ em Macuxi, ocorrido na Raposa I na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Território da Comunidade Indígena Raposa I, a qual está inserida na área demarcada do Território Indígena Raposa Serra do Sol e localizada no município de Normandia, estado de Roraima.

A panela de barro “RAPOSA” é produzida artesanalmente, a partir do barro extraído na área geográfica delimitada, respeitando o saber-fazer cultural da comunidade indígena. A produção da panela de barro da Raposa inicia na coleta do barro, de acordo com as tradições e rituais, seguido da preparação da matéria-prima e modelagem da peça a ser produzida. A resistência térmica de até 1000ºC é uma de suas principais características.

A arte de produzir peças em cerâmica faz parte da identidade cultural dos índios da etnia Macuxi da Comunidade Indígena Raposa I, com
destaque para a fabricação das panelas de barro de modo artesanal.

Envolvendo a cultura religiosa, todo o processo acontece conforme os rituais tradicionais, desde o momento da extração da matéria-prima até a finalização da peça.

A produção das panelas de barro tem se tornado um instrumento criativo de divulgação da cultura do povo Macuxi que tem alcançado visibilidade e, por consequência, ocupando espaço na pauta política do Estado e lugar nas rotas turísticas.

Associação das Produtoras Indígenas Artesanal de Panela de Barro da Comunidade Raposa 1
Endereço: Rua Nascimento Trajano, S/N | Cidade: Normandia/RR | CEP: 69355-000
Telefone: +55 (95) 99119-845 | E-mail: paneladebarrodaraposa@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR402022000011-1
Indicação Geográfica: Raposa
UF: Roraima
Requerente: Associação das Produtoras Indígenas Artesanal de Panela de Barro Comunidade Raposa I
Produto: Panela de barro
Data do Registro: 13/08/2024
Delimitação: Território da Comunidade Indígena Raposa I, a qual está inserida na área demarcada do Território Indígena Raposa Serra do Sol e localizada no município de Normandia, estado de Roraima.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!