IG – Porto Grande
Em Porto Grande, no Amapá, o abacaxi é mais que uma fruta — é o resultado de um equilíbrio raro entre clima, dedicação e tradição, onde a natureza entrega uma coroa dourada que simboliza o valor de quem cultiva e preserva.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.22 de maio de 2025
Sobre a Indicação Geográfica 
Ao ver o esplendor da natureza, nem sempre nos damos conta do valor e complexidade nas suas mais singelas obras, mas em uma cidade no extremo norte deste gigantesco país, uma comunidade orgulhosa compartilha, conhece e respeita a doce e delicada perfeição, um equilíbrio que é oferecido somente àqueles que têm paciência, disposição e dedicação, pois até no mais doce sabor, esconde-se uma delicada acidez que nos lembra que é preciso pagar um preço, e que o mais saboroso dos frutos não cresce sem muito trabalho, dedicação e carinho.
Em Porto Grande no Amapá, famílias dedicam o seu tempo e paciência para cultivar uma fruta que, sem dúvida, é uma das mais belas obras desse rico equilíbrio, talvez possamos dar-lhe o título de o rei das frutas, não somente pelo orgulho e paixão pelo que fazem, mas sim porque a coroa cresce naturalmente, sua cor é dourada como se estivesse consciente do seu valor, e para conseguir extraí-lo, é preciso de um clima perfeito e mãos cuidadosas.
Em meio à natureza e seu verde predominante, a amarelo vivo convida os dignos a experimentarem o seu intenso sabor, mas não esqueça da reverência, você está experimentando O Abacaxi de Porto Grande.
No estado do Amapá, a produção de abacaxi é uma das principais culturas agrícolas, sendo Porto Grande o seu maior produtor – o município possui mais de 20 mil habitantes e, atualmente, é o maior produtor de abacaxi do Estado Conforme fotos, reportagens, matérias, entre outras referências presentes nos autos, existe, na cidade, uma praça com a escultura de um abacaxi, que faz referência à grande produção do fruto, à popularidade e à significância do mesmo para a cidade e para a sua população e cultura.
O abacaxi da IP Porto Grande é da variedade pérola, com nome científico Ananas comosus tendo como características o sabor adocicado e índice brix elevado. Possui perfume muito marcante e coloração amarela clara.
abacaxi de Porto Grande é comercializado em restaurantes, quiosques e praças de Macapá, na forma de abacaxi temperado, que, com frequência, chama a atenção dos turistas que visitam a capital. Mesmo em Macapá, capital do Amapá, a comercialização intensa do fruto é composta de abacaxis provenientes majoritariamente de Porto Grande. Sendo a produção de abacaxi o principal destaque agrícola e econômico da cidade, criou-se o Festival do Abacaxi de Porto Grande na década de 1990. Esse Festival é um dos maiores eventos do calendário cultural do Amapá, e tem como propósito incentivar os produtores rurais de Porto Grande, valorizando a agricultura familiar e movimentando a economia da cidade.
O Festival Anual do Abacaxi de Porto Grande acontece, tradicionalmente, no início de setembro, por ser este o mês de pico da safra da fruta no município. O evento beneficia, diretamente, 200 microempreendedores. Corroborando com essa reputação da cidade em relação à produção da fruta, em 03 de janeiro de 2024, a Lei estadual Nº 3.004 declarou como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o Cultivo de Abacaxi no Município de Porto Grande.
Associação de Produtores de Abacaxi de Porto Grande-AP
Endereço: Estrada Linha C, 1431 – Bairro: Colônia Agrícola do Matapi | Cidade: Porto Grande/AP | CEP: 68997-000
Telefone: (96)99117-1009 | E-mail: aspapg22@gmail.com
Dados Técnicos
Número: BR402023000007-6
Indicação Geográfica: Porto Grande
UF: Amapá
Requerente: Associação de Produtores de Abacaxi do Porto Grande – ASPA/PG
Produto: Abacaxi
Data do Registro: 26/11/2024
Delimitação: Compreende a totalidade do município de Porto Grande, no estado do Amapá, seguindo seus limites político-administrativos.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!