IG – Porto Ferreira
Há cerca de 100 anos o município começou a desenvolver a vocação de produzir cerâmicas artísticas e hoje é reconhecido como referência nacional no segmento.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.16 de Dezembro de 2021
Sobre a Indicação Geográfica
Com a chegada de imigrantes entre fins do século 19 e início do século 20, criou-se no estado de São Paulo uma grande demanda por produtos manufaturados e materiais para construção de moradias. Com isso, a indústria cerâmica foi uma das primeiras a se desenvolver.
Em Porto Ferreira, as fábricas de cerâmica se instalaram desde a década de 1920. Ao longo dos anos, em especial a partir da década de 1950, a cidade, distante 227 km da capital, passou a desenvolver vocação produtiva nesse segmento.
A partir da década de 1970 começaram a se desenvolver as cerâmicas artísticas e, na década seguinte, ocorreu o “boom” das cerâmicas em Porto Ferreira. Desde 2017 o município é reconhecido como a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração.
O município de Porto Ferreira tem uma área de 243 km², 56.150 habitantes e está localizado na região noroeste do estado de São Paulo, distante 227 km da capital e a uma altitude média de 537 metros acima do nível do mar.
Com uma temperatura média anual de 21 °C e média de precipitação anual de 1300 a 1500 milímetros de chuva, o município é plano, com pequenas ondulações, ligeiramente inclinado para as bacias do Moji Guaçu e seus afluentes. Ao norte, é montanhoso.
Os produtos assinalados pela Indicação de Procedência Porto Ferreira pertencem ao segmento denominado Cerâmica Branca. Este grupo é bastante diversificado, compreendendo materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente.
A expressão “cerâmica branca” provém do fato de que, no passado, devido aos esmaltes serem transparentes, procurava-se produzir corpos cerâmicos brancos e isentos de manchas, diferenciando–se pela temperatura de queima, composição da massa, tipos de fundentes e absorção de água pela peça.
A maior parte da matéria-prima utilizada para a fabricação do material cerâmico é natural, extraída de minerações, sendo necessária uma fase de beneficiamento destes materiais, quando ocorre um ajuste de granulometria e um rigoroso controle de qualidade sem qualquer alteração dos seus componentes químicos.
A quantidade de cada matéria-prima extraída e a sua pureza influenciam na qualidade e nas características do material produzido.
Os componentes das matérias-primas para a fabricação da Cerâmica de Porto Ferreira são classificados como materiais argilosos e fundentes, sendo eles: argila, feldspato, caulim, quartzo e talco.
Atualmente, cerca de 70 empresas do setor estão situadas nas mais de 200 lojas e fábricas estabelecidas na região de Porto Ferreira.
A qualidade e o preço dos produtos estimularam a consagração do chamado Circuito da Cerâmica Artística e da Decoração na cidade, que recebe mais de sessenta mil turistas interessados por ano.
Desde 2014, empresas de Porto Ferreira participam de importantes eventos do segmento, como as feiras House & Gift Fair, ABCasa Fair e a Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Feira ABIMAD).
Sindicato das Indústrias de Produtos Cerâmicos de Louça, de Pó, de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira – SINDICER
Endereço: Rua Manuel da Silva Oliveira, 682 | Bairro: Jardim Primavera | Cidade: Porto Ferreira/SP | CEP: 13650-000
Telefone: +55 (19) 3585-4007 | Site: https://www.fiesp.com.br/sindicer | E-mail: sindicer@sindicer.com.br
Dados Técnicos
Número: BR402018050006-2
Indicação Geográfica: Porto Ferreira
UF: São Paulo
Requerente: Sindicato das Indústrias de Produtos Cerâmicos de Louça, de Pó, de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira – SINDICER
Produto: Cerâmica artística
Data do Registro: 08/09/2020
Delimitação: Perímetro urbano do município de Porto Ferreira (SP).
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui