.

IG – Planalto Norte Catarinense

O cultivo da Erva-mate faz parte da história e da economia da região do Planalto Norte Catarinense e devido a combinação de fatores naturais é um produto único

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.09 de junho de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Região do Planalto Norte Catarinense
Região do Planalto Norte Catarinense
Secagem da Erva-mate
Preparação da Erva-mate
Erva-mate
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A erva-mate é uma espécie nativa da América do Sul e há muito tempo já era utilizada como bebida pelos índios. A sua produção e transformação na Indicação Geográfica ainda utiliza e se baseia em técnicas e procedimentos pré-colombianos.

O cultivo dessa planta faz parte da história da região e os fatores naturais lá encontrados possibilitam que a erva-mate produzida tenha um sabor e qualidade únicos que geram notoriedade para o produto.

A Indicação Geográfica abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, Timbó Grande, Três Barras e parcialmente os municípios de Caçador, Calmon, Campo Alegre, Itaiópolis, Lebon Régis, Santa Cecília, Santa Terezinha e São Bento do Sul.

Ao longo desse território é possível encontrar áreas de mata de araucária e o sombreamento proporcionado por ela é fundamental para proporcionar as características necessárias para o cultivo da erva-mate. Outro aspecto importante é que essa região também apresenta a menor insolação anual do Estado.

A Denominação de Origem tem como produto a erva-mate e alguns produtos elaborados a partir dela. A erva-mate da região é produzida em ambiente sombreado da floresta, procedente única e exclusivamente da região delimitada para esta Indicação Geográfica.

Os produtos protegidos são:
– Erva-mate cancheada
– Erva-mate para chimarrão
– Erva-mate para tererê
– Composto de erva-mate
– Chá mate verde
– Chá mate tostado

A região do Planalto Norte Catarinense produz cerca de 100 mil toneladas de erva-mate a cada ciclo, o que equivale à metade da produção de erva-mate do estado. Desse total, é estimado que 80% seja produzido no sistema tradicional, ou seja, sob a sombra da mata, o que possibilita que receba o selo da IG.

Devido ao alto volume produzido, o produto é exportado para diversos países da América do Sul e até mesmo da Europa. Mesmo essa exportação internacional representando 70% da produção, ainda sobra uma quantidade suficiente para que a erva-mate chegue até o interior dos estados do Sul.

Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense
Endereço: Rua Jose Boiteux, 429 | Bairro: Centro Cis| Cidade: Canoinhas | CEP: 89460-036
Telefone: +55 (47) 99662-0981 | E-mail: aspromate.associacao@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR412020000014-7
Indicação Geográfica: Planalto Norte Catarinense
UF: Santa Catarina
Requerente: Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense
Produto: Erva-mate
Data do Registro: 24/05/2022
Delimitação: A área de produção compreende ervais localizados entre as coordenadas de latitude 25°55’19,89” e 26°52’45”S e longitude 48°53’59,25” e 51°26’22”W, abrangendo totalmente os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, Timbó Grande, Três Barras e parcialmente os municípios de Caçador, Calmon, Campo Alegre, Itaiópolis, Lebon Régis, Santa Cecília, Santa Terezinha e São Bento do Sul.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui