.

IG – Novo Remanso

Considerado o mais doce do Brasil, o abacaxi produzido na região é cultivado por cerca de 1,3 mil trabalhadores rurais e equivale a 73% da produção do Amazonas

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.10 de janeiro de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Colheita
Abacaxis
Abacaxizeiro
Abacaxi
Abacaxis
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Há mais de 50 anos são desenvolvidas atividades voltadas para a cultura do abacaxi nas comunidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, localizadas no município de Itacoatiara; em Caramuri, situada no município de Manaus; e em áreas do município de Rio Preto da Eva, todos no estado do Amazonas.

A mão de obra familiar ainda é uma prática muito utilizada nessa cultura, tanto nos plantios tradicionais como nos semimecanizados, o que fez dela o principal meio de subsistência da região.

A cultura do abacaxi mostra-se estabelecida no campo amazonense, mais especificamente na região de Novo Remanso, com destaque no cenário brasileiro.

Estão autorizados para o uso da Indicação de Procedência Novo Remanso para o abacaxi todos os produtores estabelecidos na área geográfica delimitada de produção, que compreende o território parcial dos municípios amazonenses de Itacoatiara, Manaus e Rio Preto da Eva.

Também estão inseridos na área geográfica os territórios das comunidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, no município de Itacoatiara, e a comunidade de Caramuri, no município de Manaus.

Com um clima tropical chuvoso e úmido, a região conta com temperatura média de 27,1°C, com máxima chegando a 40° e mínima a 23°C.

As diversas variedades de abacaxizeiro encontradas na Indicação Geográfica pertencem à espécie Ananas comosus L. A maioria dos abacaxis cultivados no Amazonas é da variedade turiaçu, mas não são excluídas da IG as demais variedades da mesma espécie.

Os frutos coletados devem ser classificados para serem comercializados conforme o seu tamanho e peso, em cinco tipos:
– Ferrão: maior ou igual a 2 kg.
– Médio: maior ou igual a 1,5 kg e menor que 2 kg.
– Melhorado: maior ou igual a 1 kg e menor que 1,5 kg.
– Bom: maior ou igual a 0,6 kg e menor que 1 kg.
– Chibiu: maior ou igual 0,4 kg e menor que 0,6 Kg.

É proibida a comercialização de frutos com níveis de resíduos de agrotóxicos acima dos permitidos pela legislação vigente.

São características do abacaxi de Novo Remanso a coloração da polpa amarela, sólido solúveis totais (°Brix) de 16,6 e acidez titulável (ácido cítrico) de 0,35.

A comercialização dos frutos no mercado in natura deve observar os aspectos a seguir:
– Peso mínimo de 1,1 kg, principalmente na safra. No período de entressafra, frutos de menor peso de até 800 g.
– Frutos bem conformados e isentos de machucados.

A qualidade do abacaxi dessa região, conhecido por seu sabor adocicado e baixa acidez, é um diferencial no mercado, resultado do apoio e esforço de diversas instituições ao longo dos anos.

Dos mais de 94 milhões de abacaxis produzidos no Amazonas em 2019, 69 milhões (73%) são oriundos do distrito de Novo Remanso. A região possui uma área plantada de 3 mil hectares e, aproximadamente, 1,3 mil produtores rurais trabalhando na atividade.

Em 2020, o abacaxi de Novo Remanso foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso – ENCAREM
Endereço: Av. Boa Vista, 342 | Bairro: Boa Vista | Cidade: Itacoatiara/AM | CEP: 69112-000 | Telefone: +55 (92) 9353-7447 | E-mail: encarem@outlook.com

Dados Técnicos

Número: BR402017000004-0
Indicação Geográfica: Novo Remanso
UF: Amazonas
Requerente: Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso – ENCAREM
Produto: Abacaxi
Data do Registro: 09/06/2020
Delimitação: Compreende os territórios das comunidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, no município de Itacoatiara (AM), a comunidade de Caramuri, no município de Manaus (AM), com áreas de cultivo no território do município de Rio Preto da Eva (AM).

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!