IG – Norte de Minas
Mel, conhecido como Mel de Aroeira, possui compostos que fortalecem o sistema imunológico, produzido com recursos da Aroeira-do-sertão, árvore encontrada na região do norte de minas
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.09 de junho de 2022
Sobre a Indicação Geográfica
A prática da apicultura na região teve seu início por volta de 1980 e desde então, virou uma atividade muito importante para os moradores e para a economia dos municípios englobados pela Indicação Geográfica.
O mel produzido, mel de aroeira, típico da região, era um produto menos valorizado que o mel silvestre. Há algum tempo, porém, esse estigma foi vencido e a conquista do título de Denominação de Origem, fortalece ainda mais o produto.
O território da Indicação Geográfica se estabelece dentro de uma área de 64 municípios. A vegetação característica da região é marcada por uma faixa de transição entre a Caatinga e o Cerrado, possibilitando o crescimento da Aroeira-do-Sertão, árvore essencial para a produção do mel. Outro fator que contribui é o clima seco presente na região.
O mel produzido pela Indicação Geográfico é o mel de aroeira, que é chamado dessa forma devido ao fato de que as abelhas utilizam os recursos da planta Myracrodruon urundeuva, também conhecida como Aroeira-do-sertão, para produzir o seu mel.
Este mel, diferentemente do mel silvestre, possui uma cor bem mais escura, o que anteriormente prejudicava suas vendas, e apresenta compostos fenólicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, que fortalecem o sistema imunológico.
A apicultura é uma atividade econômica muito marcante para região e impacta cerca de 1,5 mil famílias, somando quase 5 mil pessoas envolvidas na atividade.
O volume de mel produzido no Norte de Minas é de cerca de mil toneladas por ano, e o mel de aroeira responde por aproximadamente 40% desse total, em ano de boa produção.
Conselho de Desenvolvimento da Apicultura Norte Mineira
Endereço: Rua Geronimo Veloso, 452 | Bairro: Pernambuco | Cidade: Bocaiúva | CEP: 39390-000
Telefone: +55 (38) 9982-4177/ +55 (38) 9930-2366 | E-mail: agapecartaoprodutor@hotmail.com
Dados Técnicos
Número: BR412019000018-2
Indicação Geográfica: Norte de Minas
UF: Minas Gerais
Requerente: Conselho de Desenvolvimento da Apicultura Norte Mineira
Produto: Mel de abelha Apis mellifera L. produzido a partir da aroeira Myracrodruon urundeuva Allemão e de honeydew
Data do Registro: 01/02/2022
Delimitação: A área foi delimitada pela Portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Nº 2018/2020, a qual identifica a Região do Norte de Minas como produtora do Mel de Aroeira, composta pelos seguintes municípios: Arinos, Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasilândia de Minas, Brasília de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Chapada Gaúcha, Campo Azul, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Espinosa, Formoso, Francisco Sá, Gameleiras, Glaucilândia, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lontra, Luislândia, Manga, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Ponto Chique, Porteirinha, Riachinho, Riacho dos Machados, Santa Fé de Minas, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, São Romão, Serranópolis de Minas, Ubaí, Urucuia, Varzelândia e Verdelândia.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!