.

 

IG – Morretes

Ao longo dos anos, o produto sofreu transformações e adaptações sem perder seu significado cultural, consolidando essa região como um conhecido e tradicional centro de produção de aguardente de cana a partir de uma variedade única e centenária de cana chamada Baianinha.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Produtos
Cachaça
Cachaça
Produção
Cachaças
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Os registros de produção de cachaça em Morretes datam do século XVI. Mais tarde, no período do Brasil Império, Dom Pedro II permitiu a instalação de um engenho na região. Com a imigração italiana no século XIX, mais de 50 produtores passaram a tirar a essência da cana-de-açúcar, fazendo com que Morretes ganhasse notoriedade além de seus limites, sendo a cachaça ali produzida exportada a outras regiões desde essa época.

Por sua riqueza natural, a região da serra do mar contida em Morretes foi tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná, em 1986. Já em 1991 foi a vez UNESCO reconhecer a parte da região como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em função de seu patrimônio ecológico. Por isso, somente 30% da área total do município de Morretes podem ser ocupados e ter uso residencial ou empresarial.

É definido pelo território geopolítico do município de Morretes/PR, considerando as áreas permitidas pela legislação vigente, para áreas de cultivo da cana-de-açúcar e para as áreas de fabricação dos produtos da Cachaça e Aguardentes.

A cidade de Morretes está situada no litoral paranaense, a 70,40km (SETR, 2012) da capital do estado. Com área total de 687,541 hm² (ITCG, 2012) Morretes fica a cerca de 35 km do mar.

Todas as suas divisas são formadas por acidentes geográficos, ao norte e oeste pelos espigões das Serras dos órgãos, da Graciosa, do Marumbi e da Farinha Seca, no sudeste pelas serras da Igreja, das Canavieiras e da Prata. No sudeste, é o Rio Arraial, numa altitude de cerca de oitocentos metros, que forma o limite do município. Com Antonina e Paranaguá, são as lagoas.

Possui também uma das maiores elevações do Paraná, o Pico do Marumbi, que tem aproximadamente 1530 metros de altura.

A aguardente de cana e a cachaça produzidos em Morretes:

Aguardente de Cana: é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54% em volume, a 20ºC, obtida do destilado alcoólico simples da cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares de 6g/l, expressos em sacarose.

Cachaça: é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume a 20ºC, obtida pela destilação do mostro fermentado do caldo da cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l, expressos em sacarose.

Ao longo dos anos, o produto sofreu transformações e adaptações sem perder seu significado cultural, consolidando essa região como um conhecido e tradicional centro de produção de aguardente de cana a partir de uma variedade única e centenária de cana chamada Baianinha. Essa notoriedade foi demonstrada a partir de livros, estudos acadêmicos e outras fontes como reportagens publicadas em sítios eletrônicos.

O município de Morretes vem participando e ganhando diferentes premiações nesse sentido. Entre tais prêmios, destaca-se o de melhor cachaça do Brasil na 2ª edição da Cúpula da Cachaça em 2016, o mais importante do ramo no país. Além disso, em âmbito internacional, três rótulos já foram premiados com medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas.

Atualmente, esse município de 15 mil habitantes contribui com 30% da produção paranaense de aguardente de cana e cachaça. Além da fabricação, os produtores estabelecidos em Morretes abrem suas usinas e alambiques a visitas turísticas e à degustação, o que ajuda a impulsionar a economia local.

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DE MORRETES – APOCAM
Endereço: Estrada do Anhaia, km 2,4 | Cidade: Morretes/PR | Cep: 83350-000
E-mail: fabricio@welge.com.br

Dados Técnicos

Número: BR402020000005-1
Indicação Geográfica: Morretes
UF: Paraná
Requerente: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DE MORRETES – APOCAM
Produto: Aguardente de cana e cachaça
Data do Registro: 05/12/2023
Delimitação: Município de Morretes no estado do Paraná

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui