.

IG – Montanhas do Espírito Santo

Região cafeeira localizada na parte elevada do estado compreende 16 municípios e tem como grande destaque a produção do café do tipo Coffea arábica

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.10 de janeiro de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Montanhas do Espírito Santo
Café
Grãos de café
Montanhas do Espírito Santo
Grãos de café
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A produção cafeeira das Montanhas do Espírito Santo continua a se reproduzir em grande parte de acordo com herança secular, com predomínio da pequena propriedade agrícola, uso de mão de obra da agricultura familiar e trabalho realizado de forma majoritariamente artesanal.

A miscigenação cultural das unidades familiares produtoras de café, formadas principalmente por descendentes de portugueses, alemães e italianos, com seus respectivos saberes, contribui como um elemento de diferenciação da região.

A região das Montanhas do Espírito Santo abrange a totalidade de 16 municípios capixabas.

Alguns fatores naturais influenciam nas características do café produzido na região: altitudes que variam de 500m a 1400m acima do nível do mar; temperatura média anual entre 18 e 22°C; e pluviosidade média anual entre 1000mm e 1600mm.

A descrição sensorial do café está relacionada às cotas de altitude, sendo este o atributo natural do meio geográfico de maior influência sobre as características do café das Montanhas do Espírito Santo.

O produto da Denominação de Origem Montanhas do Espírito Santo é o café da espécie Coffea arábica em grãos verdes (grão cru) e industrializado na condição de torrado e/ou torrado e moído.

São cafés produzidos em altitude mais elevadas, apresentando notas mais exóticas que aqueles produzidos em menor altitude.

O tipo de processamento (via úmida ou natural) é um dos fatores que influenciam o perfil sensorial das principais cultivares de café plantadas nas Montanhas do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o 2º maior produtor de café do Brasil, com cerca de 25% da produção nacional, e exporta seu produto para países como Estados Unidos, Eslovênia, Alemanha e Argentina.

O café arábica é a principal fonte de renda de 80% das propriedades rurais localizadas em terras frias e montanhosas no Espírito Santo, gerando em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos.

Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo – ACEMES
Endereço: Rua Lourenço Lourenção, 114 | Bairro: Centro | Cidade: Venda Nova do Imigrante/ES | CEP: 29375-000
Telefone: +55 (28) 99956-2391 | Site: https://www.instagram.com/montanhasdoes.ig/ | E-mail: acemes.ig@gmail.com

Dados Técnicos

Número: BR412019000017-4
Indicação Geográfica: Montanhas do Espírito Santo
UF: Espírito Santo
Requerente: Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo – ACEMES
Produto: Café
Data do Registro: 05/04/2021
Delimitação: Limite geopolítico dos municípios de Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!