IG – Jaguaruana
Município cearense é considerado a “Terra das Redes” e o produto, confeccionado originalmente pelos indígenas, se transformou na principal atividade econômica para os moradores até os dias de hoje
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.07 de dezembro de 2021
Sobre a Indicação Geográfica
As heranças culturais que permeiam a história de Jaguaruana remetem com frequência à figura indígena, especialmente à dos Tapuias. Uma das mais marcantes heranças desses povos é o hábito de descansar em redes, que se tornou parte da identidade social do jaguaruanense.
A primeira citação escrita sobre redes em território nacional data do ano de 1500 e foi feita por Pero Vaz de Caminha, escrivão da primeira frota portuguesa a desembarcar no país. Ao longo de mais de quatro séculos, emergiram no território brasileiro locais especializados na produção de redes, entre os quais o município de Jaguaruana foi um dos pioneiros.
A confecção de redes de dormir existe no município como herança do mobiliário indígena. Essa atividade foi sendo passada para os filhos e ganhando cada vez mais adeptos. Embora não seja possível precisar o início da fabricação de redes no município, estima-se que essa produção ocorra desde o século 18.
A produção de redes em Jaguaruana compreende toda a extensão territorial do município cearense, que possui área de 867 km² e está distante 183 km da capital do estado, Fortaleza.
O município, conhecido como a Terra da Rede e localizado na região do Vale do Jaguaribe, tem uma população de 32.239 habitantes.
As redes de Jaguaruana são de dez tipos: Açucena, Brim (sol a sol), Bucho de Boi, Casa de Abelha, Dama, Jeans, Maria Bonita, Olho de Peixe, Sarja e Tijubana.
São autorizadas as seguintes matérias-primas na produção das redes:
-Fio têxtil 4/1 ou 8/1 singelo;
-Tecido brim;
-Corda;
-Trancelim;
-Varanda;
-Macramê.
A varanda, ornamento decorativo disposto nas laterais das redes, serve de elemento de identificação para a rede de Jaguaruana. Ela é feita manualmente, sendo a parte mais livre e individual do processo de fabricação da rede, pois é resultado da criatividade de cada produtor.
Jaguaruana possui, aproximadamente, 200 fábricas de rede, com uma produção mensal estimada em 100 mil peças, gerando 8 mil empregos diretos e indiretos.
Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana – ASFARJA
Endereço: Avenida Dr. Antônio da Rocha Freitas, 1639 | Bairro: Centro | Cidade: Jaguaruana/CE | CEP: 62823-000
Telefone: +55 (88) 3481-1151 | E-mail: pinheirojr.redes@gmail.com
Dados Técnicos
Número: BR402020000003-5
Indicação Geográfica: Jaguaruana
UF: Ceará
Requerente:Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana – ASFARJA
Produto: Redes
Data do Registro: 25/05/2021
Delimitação: Compreende toda a extensão territorial do município de Jaguaruana (de 867 km²), localizado na região do Vale do Jaguaribe no estado do Ceará.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui