.

IG – Espírito Santo (Café)

Estado da região Sudeste tem no café conilon seu principal produto agrícola, grande gerador de trabalho e renda para uma parcela significativa da população que vive na zona rural.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.14 de Dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Lavoura em São Domingos do Norte-ES
Café Conilon Cereja
Café Conilon Cereja
Grão Cru do Café
Café Conilon torrado
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

O Espírito Santo é referência nacional e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do café conilon, iniciada no estado ainda em 1912, com a introdução das primeiras mudas e sementes do produto.

A expansão do cultivo dessa espécie de café, contudo, se deu somente a partir da década de 1960, em razão da crise cafeeira que levou à erradicação de grande parte da lavoura estadual, que era constituída predominantemente pelo café da espécie arábica.

Na última década, houve uma evolução importante nos padrões de qualidade do café conilon do Espírito Santo, fruto do trabalho de conscientização sobre as boas práticas agrícolas nos cafezais, promovido pelas instituições públicas e privadas ligadas ao setor no estado.

O café conilon é cultivado em todo o estado do Espírito Santo, principalmente em regiões com temperaturas mais elevadas, com médias entre 22°C e 26°C, e também em altitudes menores, de até 600m.

Com uma área de 46.095 km², o Espírito Santo está em sua maior parte caracterizado como um planalto, com altitude média variando entre 600m e 700m acima do nível do mar.

Tem uma população de 4.108.508 habitantes.

O produto da Indicação de Procedência Espírito Santo é o café conilon, da espécie coffea canephora, nas seguintes condições: em grãos verdes (café cru); industrializado na condição de torrado e/ou torrado e moído; e café solúvel.

O café conilon da região apresenta 2,2% de cafeína (quase o dobro do café arábica) e possui sabor e aroma mais amargos e marcantes, com 3% a 7% de açúcares, bem como menor acidez.

Em relação à produtividade, o café conilon tem uma capacidade de produção muito maior do que a verificada no café arábica, além de possuir grãos menores e com a polpa menos espessa.

O café conilon é o principal produto agrícola do Espírito Santo, sendo responsável pela geração da maior parte da renda e dos empregos no meio rural.

O estado possui uma área de aproximadamente 300 mil hectares ocupada com a produção do café conilon, que resultam em cerca de 10 milhões de sacas por ano, o que confere ao Espírito Santo o título de maior produtor nacional desse tipo de café.

Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – FECAFÉS
Endereço: Avenida João XXIII, 08 | Bairro: Centro | Cidade: São Gabriel da Palha/ES | CEP: 29780-000
Telefone: +55 (27) 2158 1000 | E-mail: luiz.bastianello@cooabriel.coop.br

Dados Técnicos

Número: BR402020000002-7
Indicação Geográfica: Espírito Santo
UF: Espírito Santo
Requerente: Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo – FECAFÉS
Produto: Café conilon
Data do Registro: 11/05/2021
Delimitação: Limites geopolíticos do estado do Espírito Santo.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui