.

 

IG – Canastra

São produzidos cafés que transcendem os padrões de qualidade e certificações convencionais, gerando impactos positivos em toda a região.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.21 de setembro de 2023


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Café
Cafezal
Grãos de café
Colheita
Serra da Canastra e cafezal
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Na região do Café da Canastra, a inter-relação entre a produção cafeeira e a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e das relações histórico-culturais é fundamental. Esse conceito, conhecido como Eco-Cafeicultura, tem como objetivo criar condições favoráveis para o território, seus habitantes e o meio ambiente. Como resultado, são produzidos cafés que transcendem os padrões de qualidade e certificações convencionais, gerando impactos positivos em toda a região. A abordagem da Eco-Cafeicultura envolve todos os participantes, desde os produtores até os apreciadores de café.

A região do Café da Canastra está em um bioma de transição, entre Cerrado e Mata Atlântica, onde ocorrem grandes variações de grupamentos de solos e afloramentos rochosos. Isso se reflete na história de sua formação e na sua relação com o relevo, que abriga, no topo da Serra da Canastra, a nascente do Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil. A produção deve ser feita em atendimento às práticas de preservação dos recursos hídricos naturais da região, que contém também nascentes e afluentes do Rio São Francisco.

A temperatura média na região é de 20,8°C, com mínima e máxima anuais de 14,1°C e 27,5°C, respectivamente. A precipitação total média é de 1.461 mm. A Canastra possui os tipos climáticos úmidos B1, B2 e B3, em que o índice de umidade varia entre 20 e 80, influenciando na evapotranspiração e deficiência hídrica anual com valores bastante variáveis. Quanto maior o índice de umidade, menor é a evapotranspiração e a necessidade de irrigação.

As condições climáticas da região de temperatura aliada aos índices pluviométricos e altitude conferem aos cafés da DO Canastra os atributos sensoriais de aroma e sabor predominantes de mel, frutas amarelas, frutas tropicais, chocolate ao leite e frutas cítricas com nuances de castanhas, limão, cravo e laranja. A doçura é alta, com notas de açúcar mascavo e cana de açúcar em equilíbrio com acidez elevada e predominantemente cítrica. Já o corpo da bebida é denso, cremoso e sedoso, com finalização longa e doce.

A análise sensorial realizada pelo método Specialty Coffee Association (SCA) destacou que cafés naturais com pontuação acima de 84 pontos estavam intimamente ligados à altitude, principalmente na faixa de 800 a 900 metros. Comprovou-se ainda que o fator humano estava associado às tecnologias de produção, colheita e, especialmente, ao método de processamento natural, tendo em vista que a distribuição espacial da qualidade sensorial dependeu da tecnologia usada no processamento. E o café natural foi o que demonstrou ser fortemente dependente do meio geográfico.

O plantio na região ocorre predominantemente entre outubro e dezembro, sendo a colheita possível entre maio a setembro, dependendo do porcentual de frutos maduros. O amadurecimento está diretamente relacionado às condições ambientais na safra. O café deve ser cultivado predominantemente em sistema de sequeiro, ou seja, lavouras submetidas à irrigação, de qualquer modelo, não são permitidas.

A produção anual média de 750 mil sacas de café de 60kg na região da Canastra tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento econômico e social dessa área. Com uma área de produção de 33.223 hectares distribuídos entre 1167 propriedades, o setor cafeeiro na Canastra se tornou uma força motriz da economia local. Além disso, o cultivo de café tem gerado oportunidades de emprego para aproximadamente 21.500 pessoas, tanto de forma direta quanto indireta, beneficiando a população de 99.000 habitantes da região.

Associação dos Cafeicultores da Canastra
Endereço: Estrada Parnacanastra, Km 01, Zona Rural| Cidade: São Roque de Minas – MG| CEP: 37928-000
Telefone:(35) 98468-8484 | Site:https://www.cafedacanastra.org.br/| E-mail: contato@cafedacanastra.org

Dados Técnicos

Número: BR412022000012-6
Indicação Geográfica: Canastra
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Cafeicultores da Canastra
Produto: Café em grãos crus, beneficiados, torrados e torrados e moídos.
Data do Registro: 19/09/2023
Delimitação: Municípios de Medeiros, Bambuí, Doresópolis, Pimenta, Piumhi, Capitólio, São João Batista do Glória, Vargem Bonita, São Roque de Minas e Delfinópolis, todos do Estado de Minas Gerais.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui