.

IG – Campos de Cima da Serra

Região que abrange municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul destaca-se na produção do Queijo Artesanal Serrano, produto de origem portuguesa que tem uma história de mais de 200 anos no Brasil

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.07 de dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Tábua de queijos
Queijo Artesanal
Produção
Queijo Artesanal
Queijo Artesanal
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Data do início da povoação dos portugueses na região, ainda na primeira metade do século 18, os primeiros registros da produção de queijo artesanal serrano em Santa Catarina.

Conta a história que o gado deixado pelos padres jesuítas há mais de 200 anos foi amansado pelos primeiros proprietários rurais e, a partir dele, começou a ordenha para a confecção do queijo.

A herança deixada pelos lusitanos foi transmitida ao longo dos séculos por meio de várias gerações até chegar aos atuais produtores.

A região dos Campos de Cima da Serra compreende o Planalto Sul de Santa Catarina e o Nordeste do Rio Grande do Sul, uma área de 34.372 km² que abrange 34 municípios, sendo 18 catarinense e 16 gaúchos.

A região apresenta um clima temperado úmido, com verão ameno. A temperatura média anual varia de 13° a 16°C, com precipitações distribuídas em todos os meses do ano e volumes totais anuais variando entre 1.300mm e1.800mm

A maior parte da região se situa numa altitude que varia entre 700 e 1.000m acima do nível do mar. Na parte mais alta, porém, a altitude pode chegar a 1.800m.

O Queijo Artesanal Serrano é fabricado a partir do leite da vaca cru, hígido, integral, recém-ordenhado (no máximo até duas horas após a ordenha) e filtrado, produzido e processado exclusivamente na propriedade de origem, ao qual se adiciona o coalho industrializado e o cloreto de sódio (sal comum), maturado na propriedade.

O queijo é feito com leite de vacas de raças de corte ou mista, alimentadas basicamente com pastagens nativas e com maior percentual de gordura. A textura amanteigada, o aroma e o sabor que se acentuam com a maturação são algumas características que diferenciam esse queijo dos demais artesanais do Brasil.

Estima-se que mais de três mil produtores produzam o Queijo Artesanal Serrano em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, ainda que nem todos estejam inseridos no mercado ou tenham foco apenas no consumo familiar.

Ainda assim, anualmente é comercializada 1,6 tonelada de queijo, gerando um faturamento bruto de aproximadamente R$ 21 milhões.

Federação das Associações de Produtores de Queijo Artesanal Serrano de SC e RS – FAPROQAS
Endereço: Rua Otacílio Vieira da Costa | Bairro: Centro | Cidade: Lages/SC | CEP: 88501-050
Telefone: +55 (49) 3289-6413 | E-mail: ulisses@epagri.sc.gov.br

Dados Técnicos

Número: BR412017000006-3
Indicação Geográfica: Campos de Cima da Serra
UF: Santa Catarina
Requerente: Federação das Associações de Produtores de Queijo Artesanal Serrano de SC e RS – FAPROQAS
Produto: Queijo artesanal serrano.
Data do Registro: 03/03/2020
Delimitação: Abrange 18 municípios de Santa Catarina e 16 do Rio Grande do Sul, inserindo-se total ou parcialmente nos territórios catarinenses de: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. No Rio Grande do Sul, total ou parcialmente nos territórios dos municípios de: Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Esmeralda, Pinhal da Serra, André da Rocha, Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul. A área total da IG Campos de Cima da Serra é de 34.372 km².

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui