.

IG – Campo das Vertentes

Região que abrange 17 municípios mineiros é uma forte produtora de café da espécie arábica, mais doces e com aroma diferenciado. Produz anualmente 1,3 milhão de sacas e gera cerca de 230 mil empregos diretos e indiretos.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.14 de Dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Café
Plantação
Café
Café
Plantação
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Apesar de a relevância da cultura cafeeira na região ser evidenciada apenas a partir da segunda metade do século 20, há registros de propriedades cafeicultoras desde a década de 1860 naquele território.

Até então, a produção cafeeira das fazendas da região se dava em pequena escala e destinava-se, sobretudo, para consumo próprio.

Na década de 1970, contudo, o Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais estimulou a introdução de novas técnicas de plantio, como a utilização de cultivo em curvas de nível, a produção de mudas em viveiros e a adubação química.

Nos últimos anos, a região encontra-se em direção à produção de grãos nobres de café da espécie arábica, mais doces e com aroma diferenciado, reconhecido como gourmet.

A expansão da produção consolidou a vocação agroexportadora da região de Campo das Vertentes.

A região Campo das Vertentes constitui-se por planaltos ondulados, cuja altitude varia de 500 a 1.000m acima do nível do mar. A leste, é cortada pela Serra da Mantiqueira, apresentando ali altitudes acima de 1.500m.

O clima é ameno, com verão fresco e chuvoso e inverno bastante frio nas regiões mais elevadas. Essas condições favorecem a produção do café de qualidade.

A região é representada ao todo por 17 municípios no entorno de Santo Antônio do Amparo (MG), reconhecido como o polo do café da região.

Os cafés finos produzidos na região do Campo das Vertentes são da espécie coffea arábica, mais doces e com aroma diferenciado, reconhecido como gourmet.

Os cafés da região podem ser colhidos manualmente ou de forma mecanizada. Eles são beneficiados por meio dos seguintes processos: natural, cereja descascado, cereja descascado desmucilado, despolpado ou de fermentação controlada.

Os cafés da Indicação de Procedência Campo das Vertentes devem obter nota mínima de 80 pontos, isto é, sem adstringência, sem sabores e aromas estranhos, gosto de madeira e safra remanescente.

No que se refere ao acondicionamento do produto, ele deve ser feito em sacaria nova.

O Campo das Vertentes tem sua economia fundamentada na agropecuária, onde se faz presente a produção cafeeira, tendo um total de 4.311 pequenos e 863 médios ou grande produtores.

As lavouras resultam em uma produção anual de, aproximadamente, 1,3 milhão de sacas e geram em torno de 75 mil empregos diretos e 156 mil indiretos.

A região tem se destacado nos últimos concursos especializados, como o 16° Concurso Nacional da ABIC – Edição Especial Origens do Brasil.

Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes – ACAVE
Endereço: Rua José Carlos de Carvalho, 22 | Bairro: Centro| Cidade: Santo Antônio do Amparo/MG | CEP: 37262-000
Telefone: +55 (21) 2533-1678 | Site: https://acave.com.br | E-mail: fabricio@welge.com.br

Dados Técnicos

Número: BR402019000013-5
Indicação Geográfica: Campo das Vertentes
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes – ACAVE
Produto: Café em grão verde e café industrializado na condição de torrado em grão e moído
Data do Registro: 24/11/2020
Delimitação: A área geográfica é representada pelos 17 municípios que compõem a área de abrangência do Campo das Vertentes, em Minas Gerais: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João Del Rei e São Tiago.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui