.

IG – Campanha Gaúcha

Região onde surgiu a primeira vinícola brasileira, ainda no século 19, está localizada no Pampa, numa área que abrange 14 municípios e é responsável por 31% da produção de vinhos finos no Brasil

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.07 de dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Adega Estância Paraizo
Bodega Sossego
Guatambu
Miolo
Routhier e Darricarrere
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A região da Campanha Gaúcha produz vinhos desde a segunda metade do século 19. É originária dessa região a primeira vinícola registrada no Brasil, a Marimon & Filhos, cujo início do plantio de seus vinhedos data de 1882.

Foi na década de 1980, porém, que surgiram os primeiros investimentos relevantes na região. Estudos possibilitaram descrever as características sensoriais e a tipicidade de vinhos elaborados com uvas produzidas na região.

Já no início dos anos 2000, a região passa a registrar um aumento cada vez maior de vinhedos e vinícolas se disseminando ao longo dos municípios que integram a Campanha Gaúcha.

Desde então, os vinhos de origem na região têm participado com destaque de eventos, recebendo premiações em concursos nacionais e internacionais.

A Campanha Gaúcha está localizada no bioma Pampa, em uma área que abrange total ou parcialmente 14 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 44.365 km².

O clima é temperado, com invernos frios, onde a temperatura mínima é próxima de 0°, e verões quentes, chegando até os 40°.

A vegetação é campestre/estépica, com presença de matas ciliares, matas de galerias e matas de encostas. A altitude da região varia entre 100 e 360 metros acima do nível do mar.

Os vinhos produzidos na Campanha Gaúcha são elaborados exclusivamente a partir de uvas cultivares de Vitis vinífera L., produzidas 100% na área geográfica delimitada da região.

Os vinhos finos tranquilos brancos, rosados e tintos e os espumantes naturais são os produtos autorizados na Indicação de Procedência. A qualidade que chega ao consumidor é resultado de uma rigorosa fase de produção de uvas, bem como de elaboração, até a etapa de sua degustação.

A qualidade dos vinhos da Campanha Gaúcha é menos influenciada pelo teor de açúcar das uvas do que nas outras regiões avaliadas. Os vinhos finos brancos produzidos ali, em relação às outras regiões, apresentam maior percepção da intensidade de cor, corpo e pungência, bem como maior persistência na boca, com acidez moderada.

A Campanha Gaúcha conta 1.560 hectares de vinhedos, onde estão distribuídas 18 vinícolas, com 36 variedades de vitis viníferas cultivadas.

A região é responsável por 31% da produção nacional de vinhos finos.

Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha
Endereço: Rua Almirante Tamandaré n. 2101 | Bairro: Centro | Cidade: Santana do Livramento/RS | CEP: 97537-050
Telefone: +55 (84) 99972-3362 | Site: https://www.vinhosdacampanha.com.br/ | E-mail: associacaovinhosdacampanhag@hotmail.com

Dados Técnicos

Número: BR402017000009-1
Indicação Geográfica: Campanha Gaúcha
UF: Rio Grande do Sul
Requerente:Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha

Produto: Vinho fino branco tranquilo; vinho fino rosado tranquilo; vinho fino tinto tranquilo; vinho espumante fino.
Data do Registro: 05/05/2020
Delimitação:Área geográfica contínua de 44.365km² que inclui integralmente a área dos municípios de Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana, dos distritos de Alegrete (pertencente ao município de Alegrete), de Bagé, Piraí e José Otávio (pertencentes ao município de Bagé), de Dom Pedrito (pertencente ao município Dom Pedrito), de Ibaré (pertencente ao município de Lavras do Sul), de Maçambará, Bororé e Encruzilhada (pertencentes ao município de Maçambará); e parcialmente a área do distrito de Torquato Severo, pertencente ao município Dom Pedrito, e do distrito de Joca Tavares, pertencente ao município de Bagé.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui