.

IG – Caicó

As bordadeiras de Caicó e outros 11 municípios do Seridó potiguar garantem incremento na renda familiar por meio da produção de um artesanato que está enraizado na cultura da região

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.10 de janeiro de 2022


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Bordado
Bordado
Produção
Sítio Arqueológico
Caicó
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

A arte de bordar chegou ao interior do Rio Grande do Norte através das mulheres dos colonizadores portugueses, no início do século 18, vindas da Ilha da Madeira. Inicialmente, o bordado era feito à mão, com o objetivo de decorar o lar, como passatempo ou, ainda, com o intuito de compor a formação prendada de uma jovem.

Com a inserção de novas tecnologias, passou a ser feito em máquina simples ou a pedal, agregando outros detalhes e elementos. Apesar de ter sido feito à mão por um longo período, apenas para uma clientela específica, ao tornar-se conhecido transformou-se em um produto gerador de renda para muitas famílias caicoenses.

O aumento da procura pelo produto fez com que as bordadeiras buscassem formas de acelerar a produção, como a utilização de máquinas, o que facilitou a elaboração de peças variadas em um espaço menor de tempo, com características semelhantes àquelas do bordado feito à mão. A partir daí, propagou-se o chamado Bordado de Caicó.

A produção do Bordado de Caicó envolve principalmente o saber-fazer e as práticas socioculturais enraizadas na região delimitada, que abrange os limites geopolíticos de Caicó e outros 11 municípios do Rio Grande do Norte.

Caicó é a principal cidade da região do Seridó, território localizado no centro-sul do estado, conta com, aproximadamente, 66 mil habitantes e está localizada a 256 km de distância da capital estadual, Natal.

Seu território ocupa uma área de 1.228,574 km², o equivalente a 2,33% da superfície do estado, sendo o quinto município com maior extensão do Rio Grande do Norte. Caicó apresenta o quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do semiárido nordestino e o menor índice de exclusão social do estado.

O bordado dos produtos assinalados pela Indicação Geográfica Bordado de Caicó é realizado à mão, à máquina de pedal e à máquina a motor. Peças com bordados produzidos, parcial ou totalmente, em equipamentos computadorizados ou semelhantes não são permitidas.

São componentes obrigatórios:

– As linhas e fios utilizados devem ser constituídos por 100% de algodão ou seda.

– O bordado só poderá ser aplicado nos seguintes tipos de tecido: linho puro; percal 100% algodão a partir de 180 fios; organza; organdi 100% algodão; popeline 100% algodão; tricoline 100% algodão; feltro 100% algodão; malha 100% algodão; cambraia de linho; brim 100% algodão; piquet 100% algodão; anaruga 100% algodão; seda 100% poliéster; oxford 6% elastano e 94% poliéster; felpo 100% algodão; sacaria 100% algodão e microfibra 100% poliéster.

– Os tipos de ponto utilizados somente poderão ser: ponto cheio; Richelieu; matiz ou matizado; costurado; rococó à mão; aberto ou bainha; ponto turco; rústico; Richelieu quebra agulha/espinho; rococó à máquina; crivo; e granito.

As peças assinaladas pela IG Bordado de Caicó possuem o bordado como seu elemento principal, com desenhos e temas diversos e único tipo de acabamento. Não é permitida a utilização de outros tipos de ponto, nem de outras técnicas, como patchwork, pintura e crochê.

Embora para muitas famílias, especialmente na zona rural do Seridó, a principal fonte de renda esteja na agricultura, as bordadeiras de Caicó colaboram de maneira significativa para a renda familiar.

Graças à atividade das artesãs, mesmo quando os recursos da agricultura se tornam escassos, famílias conseguem garantir uma fonte de renda.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atesta que o bordado é reconhecido como uma das expressões culturais da região.

Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó – CRACAS
Endereço: Av. Seridó, 03 | Bairro: Centro | Cidade: Caicó/RN | CEP: 59300-000
Telefone: +55 (84) 99972-3362 | Site: https://www.fiesp.com.br/sindicer | E-mail: arletesilvacaico@yahoo.com.br

Dados Técnicos

Número: BR402018000001-9
Indicação Geográfica: Caicó
UF: Rio Grande do Norte
Requerente: Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó – CRACAS
Produto: Bordado
Data do Registro: 23/06/2020
Delimitação: Limites geopolíticos dos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!