.

 

IG – Blumenau

A produção de linguiça em Blumenau é entendida como um fato histórico, intrinsicamente ligado aos costumes locais, decorrentes do processo de imigração alemã e com base na delimitação histórica da região.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Linguiça
Venda da linguiça
Produção
Produção
Produtores em festival
Representação Gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

O nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização na região, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, às condições da região, “tornando-se autêntico, emblemático e típico da região (…) atualmente definida como Alto, Médio e Vale do Itajaí”, mas à época, como Blumenau.

A produção desta linguiça fresca e defumada abrange o território original do município de Blumenau em 1894, que foi desmembramento em diversas municipalidades ao longo do tempo.

Originalmente visava o autoconsumo, preservando a carne suína produzida pelos colonos. A linguiça, então, se estabelece como um produto típico da região e gradativamente passou a ser comercializada, alcançando, inclusive, outros estados.

A delimitação da indicação de procedência Blumenau pretendida não se refere simplesmente a municipalidade atual de Blumenau, mas sim à extensão original do município no final do século XIX.

A extensão da área delimitada decorre do processo de colonização europeia na região a partir do século XIX e início do século XX, sendo o antigo território do município de Blumenau o centro deste processo de ocupação do espaço, especialmente em razão dos imigrantes de origem alemã.

Hoje em dia, portanto, restou clara a coerência histórica, econômica e geográfica para que a indicação geográfica compreenda os 16 municípios catarinenses.

A linguiça oriunda de Blumenau faz parte de uma tradição regional e que mantém uma uniformidade em sua produção na área delimitada, com base no saber fazer tradicional dos produtores, mas que se modernizou ao longo dos anos, observando as normas sanitárias vigentes.

A linguiça de Blumenau é o produto cárneo industrializado, obtido exclusivamente de carne suína resfriada ou congelada de suíno sem osso (paleta, pernil, lombo e sobre paleta), adicionado de toucinho suíno resfriado ou congelado sem pele, que passa pelo processo de moagem, adição de ingredientes, e de aditivos, desde que permitidos para o produto “linguiça”.

Classificada como produto curado, submetido à defumação exclusivamente natural, com sabor de alho, cuja forma consagrada é de ferradura.

É mais de um século de tradição e reconhecimento do modo tradicional de produção de linguiça fresca e lentamente “defumada”. No transcorrer desse tempo, a denominação “Blumenau” se consolidou como a marca de qualidade e origem geográfica da produção.

Essa notoriedade na região resultou na concentração de mais de 40 indústrias e empresas, produtores voltados a essa cadeia produtiva, de frigoríficos de carne suína, processamento de embutidos e defumados, gastronomia e festividades em que a Linguiça Blumenau é a protagonista.

O produto é genuinamente típico dos costumes alimentares da região, a ponto das indústrias estimarem que mais de 80% do que se produz é consumido na própria região.

A linguiça também é fruto das “representações étnicas, típicas, tradicionais e culturais, ligadas ao consumo e ou a produção da linguiça Blumenau na região, portanto, marcados geograficamente pelas ‘festas étnicas da cultura alemã’, onde a gastronomia típica se manifesta com pratos e receitas com a linguiça Blumenau, ou seja por ativos turístico culturais como a ‘Rota da Linguiça’, realizada na região”.

ALBLU – Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau
Endereço: Rua Antônio Gesser, 201 – Conj A, Belchior Central | Cidade: Gaspar/SC | CEP: 89117-635
Telefone: +55 47 9911-3918 | E-mail: erpo@terra.com.br

Dados Técnicos

Número: BR402022000017-0
Indicação Geográfica: Blumenau
UF: Santa Catarina
Requerente: ALBLU – Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau
Produto: Linguiça (de carne suína pura e defumada)
Data do Registro: 06/02/2024
Delimitação: Área geográfica continuada que compreende duas regiões (políticas na definição atual), com 1.680 km2 no Vale do Itajaí e 554 km2 no Alto Vale do Itajaí, que juntas abrangem 2.234 km2 e representam 2,2% do território do estado de Santa Catarina. Abrange totalmente a área geográfica-política de 16 municípios que a compõe, conforme definidos pelo IBGE 2017, sendo no Vale do Itajaí (SC): Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio; e Alto Vale do Itajaí (SC): Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul, Lontras, Aurora, Agronômica, Laurentino.

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui