.

IG – Birigui

Região do município de Birigui, em São Paulo, conhecida como a maior produtora de sapatos infantis do Brasil e da América Latina. Desde a década de 50 se destaca em obras literárias, artísticas, científicas e jornalísticas.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.26 de junho de 2023


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Calçados
Calçados
Produção
Fábrica
Calçados
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

Tendo sua primeira fábrica instalada em 1958, a produção de calçados infantis para crianças vem se mostrando presente por décadas. Aparece em obras literárias, artísticas e científicas, e em jornais, revistas e sites na Internet, o que demonstra a estreita ligação de Birigui com a produção de calçados voltados a esse público.

Algumas obras literárias e científicas são:

  • O artigo de Cerizza e Paulino acerca dos produtores de calçados de Birigui, publicado no livro “Vivre le territoire et faire la ville autrement? Regards croisés franco-brésiliens”;
  • O livro “Evolução da Indústria Calçadista de Birigui: um estudo sobre a capital brasileira do calçado infantil”, de Marçal Rizzo;
  • O livro “Birigüi: a revolução que começou pelos pés”, de Nalberto Vedovotto.

Matérias publicadas em jornais e revistas, bem como peças publicitárias, datam de décadas de 1970 a 2010. Muitas dessas publicações fazem menção aos diferentes eventos e feiras de negócios em Birigui voltados à produção e à comercialização de calçados para crianças.

O território da Indicação Geográfica compreende a delimitação político-administrativa do município de Birigui, situado no Estado de São Paulo. Esta delimitação está contida também na solicitação do Instrumento Oficial de Limitação da área geográfica, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Estado de São Paulo.

Os calçados produzidos em Birigui são de diferentes modelos e todos voltados ao público infantil. A numeração vai de 12 a 39 (bebês a infanto-juvenis).

Os modelos comercializados são:

  • Sapatilhas;
  • Sandálias;
  • Coturnos;
  • Papetes;
  • Botas;
  • Tênis.

Para a fabricação do cabedal (parte superior do calçado), são utilizados materiais sintéticos e derivados do couro. Os solados são de diversas espessuras e materiais, a saber: couro, borracha, plástico, EVA, cortiça, madeira, poliuretano, entre outros, podendo tais solados ser mono ou bicolores. Já as palmilhas devem ser comuns ou ortopédicas.

O município de Birigui é reconhecidamente o maior produtor de calçados do Brasil e da América Latina, com uma produção de 59 milhões de pares de calçados por ano.

Entre as obras artísticas que fazem referência direta ao município como centro produtor de calçados infantis estão: o Monumento “60 anos do polo calçadista de Birigui”, inaugurado em 2018 no município e os orelhões públicos em forma de sapatinho datando de 2007.

Muitas publicações em jornais e revistas fazem menção a eventos e feiras de negócios, os quais enfocam o contínuo aprimoramento e crescimento da indústria local.

Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui – SINBI

Endereço: Rua Roberto Clark, 460| Bairro: Centro | Cidade: Birigui/SP | CEP: 16200-043

TELEFONE: +55 (18) 3649-8000 | E-mail: comunicacao@sinbi.org.br

Dados Técnicos

Número: BR402021000009-7
Indicação Geográfica: Birigui
UF: São Paulo
Requerente: Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui – SINBI
Produto: Calçado infantil
Data do Registro: 21/03/2023
Delimitação: Município de Birigui, localizado no estado de São Paulo

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui