IG – Bailique
A região do Bailique é composta de oito ilhas fluviais e área costeira próxima à foz do rio Amazonas, no leste do Amapá.
Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.20 de maio de 2025
Sobre a Indicação Geográfica 
O açaí sempre fez parte da história das famílias que vivem no arquipélago do Bailique, um conjunto de 8 ilhas na foz do Rio Amazonas, região norte do Brasil. Ele é colhido e transportado pelos rios da região, que são via de transporte, meio de subsistência e parte integrante da cultura e história das populações ribeirinhas.
A região do Bailique é composta de oito ilhas fluviais e área costeira próxima à foz do rio Amazonas, no leste do Amapá. O ambiente natural é marcado por uma rede de rios, igarapé e furos que desaguam no canal norte do rio Amazonas, formando extensas áreas de florestas de várzea, manguezais e campos inundados. São cerca de 51 comunidades ribeirinhas que se organizam em torno de sua religiosidade e de atividades produtivas como a coleta do fruto de açaí. O fruto pequeno cuja polpa faz um suco delicioso e nutritivo é o atrativo principal da região, base da alimentação local e fundamental para a garantia da segurança alimentar do Bailique.
O açaí do Bailique possui coloração roxa intensa, além de um sabor levemente adocicado. O fruto se destaca por seu aroma marcante e sua consistência de média a grossa (12% e 14%, respectivamente, de sólido). O açaí é composto apenas da polpa da fruta, sendo inteiramente puro, sem adição de açúcares, xaropes, corantes, aromas ou conservantes. É, também, produzido por meio do processo de extrativismo e manejado em palmeiras características das várzeas e margens dos rios amazônicos. O açaí do Bailique é nativo da região e cultivado da forma natural, sem o uso de agrotóxicos, máquinas e fertilizantes. É apenas manejado pelos produtores e possui certificado FSC (Forest Stewardship Council, organização não governamental internacional que atesta que os produtos florestais são oriundos de florestas bem geridas), o que garante que todas as etapas do processo sejam feitas com respeito a legislação do país, direitos dos trabalhadores e com todo o cuidado com o meio ambiente. Além do certificado FSC, o açaí do Bailique também ostenta o selo vegano SVB, da Sociedade Vegetariana Brasileira. Esse certificado garante que o produto não contenha, em sua composição, nada de origem animal, bem como que o processo de extração e de produção seja livre de qualquer tipo de exploração animal.
De acordo com pesquisa participativa feita pela Embrapa, entre 50% e 60% da economia do Bailique vem do açaí, além de ser fonte de alimentação o ano todo. A notoriedade do arquipélago na produção de açaí o fez ser incluído no Polo Tucuju, da Rota do Açaí, uma das Rotas de Integração Nacional (RIN) do Governo Federal, redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras.
Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique – ACTB
Endereço: Passarela Rio Marinheiro, 661, Vila Progresso | Cidade: Macapá/AP | CEP: 68913-000
Site: amazonbai.com.br | E-mail: amazonbaicooperativa@gmail.com
Dados Técnicos
Número: BR402023000008-4
Indicação Geográfica: Bailique
UF: Amapá
Requerente: Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique – ACTB
Produto: Açaí
Data do Registro: 08/04/2025
Delimitação: Arquipélago do Bailique, composto por 08 (oito) ilhas no leste do Amapá, localizado aproximadamente a 180 km de Macapá por via fluvial pelo Rio Amazonas.
Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui!