.

IG – Antonina

Terra das balas de banana, Antonina está localizada no litoral paranaense e desde a década de 1970 produz o doce que se tornou símbolo e parte importante da economia do município.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação.17 de Dezembro de 2021


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Embalagens
Embalagem Balas de Banana
Balas de Banana
Bala de Banana Bananina
Bala de Banana Antonina
Representação gráfica

Sobre a Indicação Geográfica

O primeiro registro sobre a produção das balas de banana na cidade de Antonina (PR) se deu em 1979. No entanto, a produção do doce na cidade começou em 1974, quando os irmãos José e Edmundo Fonseca, que produziam a bala na cidade paranaense de Guarapuava, decidiram se transferir para Antonina, onde havia grande e conhecida atividade produtora de banana.

O aumento da produção se deu a partir da década de 1980, com a construção de uma fábrica de bala. Na mesma década houve estímulo ao turismo da região, tendo como um de seus eixos propulsores a própria bala, entendida como atração local, o que continuou nas décadas seguintes.

Mesmo depois de mais de três décadas, a produção do doce segue respeitando tradições familiares e o produto é feito de forma artesanal, ainda que com o auxílio de máquinas.

Antonina é um município localizado no litoral paranaense, com 18.980 habitantes e distante 79 km da capital, Curitiba.

Assim como ocorre em toda a região litorânea do estado, Antonina apresenta as condições ideais de clima e umidade para o cultivo da banana.

Uma parte do que é produzido é utilizado como matéria-prima para derivados, incluindo as balas de banana.

As cultivares de banana (Musa spp) utilizada na produção da bala de banana é a nanica, ou nanicão, do grupo cavendish. Para a produção da bala, devem ser utilizadas, preferencialmente, as cultivares produzidas no litoral do Paraná.

Para obter a bala é usada banana in natura. Após o processo de climatização, o fruto maduro é descascado e levado ao cozimento em tachos de inox por, aproximadamente, duas horas. O ponto da massa é definido pelo saber fazer de cada doceiro.

A massa descansa por um período mínimo de 24 horas e depois passa por um cilindro para atingir a espessura necessária para seu corte.

Antonina é conhecida nacionalmente como a terra das balas de banana. O produto é fabricado por duas empresas e, embora seja mantido o método artesanal, o volume de produção é expressivo, chegando a mais de 15 toneladas por mês.

Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes – APROBAM
Endereço: Avenida Tiago Peixoto, 1788 | Bairro: Batel | Cidade: Antonina/PR | CEP: 83370-000
Telefone: +55 (41) 3432-1240 | Site: https://balasantonina.lojaintegrada.com.br | E-mail: aprobambalasdebanana@gmail.com

Dados Técnicos

Número:BR402019000009-7
Indicação Geográfica: Antonina
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes – APROBAM
Produto: Bala de banana
Data do Registro: 29/12/2020
Delimitação: A área geográfica é composta pela totalidade do município de Antonina (PR).

Quer conhecer o Caderno de Especificações Técnicas? Baixe aqui