Confiança do comércio
O Índice de Confiança em Comércio é o principal indicador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Banco Central do Brasil. A pesquisa é realizada mensalmente e possui abrangência nacional. Seu objetivo é permitir monitoramento e antecipação de tendências econômicas com base em informações prestadas por empresas do setor.
De forma mais detalhada, o Índice de Confiança em Comércio (ICOM) [1] representa a média aritmética de dois outros indicadores: Índice da Situação Atual (ISA-COM) e Índice de Expectativas (IE-COM). O Índice da Situação Atual (ISA-COM) mede o Volume da Demanda Atual, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) considera a média aritmética dos indicadores Tendência dos Negócios nos Seis Meses Seguintes e Expectativas para as Vendas nos Três Meses Seguintes. Dessa maneira, é possível acompanhar mensalmente como as empresas de Comércio percebem o cenário atual dos negócios e suas expectativas para os próximos meses.
Assunto disponibilizado pela Unidade de Atendimento Setorial – Comércio e Serviços
Índice
Índice de Confiança de Comércio (ICOM)
Índice da Situação Atual (ISA-COM)
Índice de Expectativas (IE-COM)
Fatores limitantes à melhora nos negócios
Referências
Índice de Confiança de Comércio (ICOM)
O Índice de Confiança de Comércio (ICOM) apresentou recuo de 3,0 pontos em junho, para 89,6 pontos, retornando ao mesmo nível de novembro de 2017. Ele foi divulgado no dia 27/06 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A queda da confiança em junho mostra que a recuperação que o setor vinha apresentando até o início de 2018, começou a perder fôlego no segundo trimestre.
Índice da Situação Atual (ISA-COM)
O Índice da Situação Atual (ISA-COM) caiu 2,2 pontos, para 87,2 pontos, menor valor desde dezembro de 2017 (85,6 pontos).
Índice de Expectativas (IE-COM)
O Índice de Expectativas (IE-COM) teve um recuo de 3,8 pontos, para 92,4 pontos, menor valor desde agosto do ano passado (89,6 pontos).
Referências
[1] Para baixar a metodologia da Sondagem do Comércio diretamente no site da FGV, basta clicar neste link.