Pesquisa de Imagem junto aos Pequenos Negócios

A pesquisa de Imagem junto aos Pequenos Negócios tem o objetivo de monitorar como os empresários percebem o Sebrae. A pesquisa é realizada anualmente e mede o nível de lembrança da marca, se os empresários têm uma visão positiva ou negativa do Sebrae, e os atributos associados a imagem do Sebrae.

Assunto disponibilizado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional


Índice

Qual é o primeiro nome de instituição/empresa que vem à cabeça do empresário quando se fala em promoção do empreendedorismo no Brasil?
Com que tipo de instituição o Sebrae parece na visão dos empresários?
O empresário sabe o que o Sebrae faz?
Os empresários têm uma visão positiva ou negativa do Sebrae?
Os empresários procuram orientação no Sebrae antes de abrirem seus negócios?
Os empresários procuram orientação no Sebrae depois de abrirem seus negócios?
Quais são os atributos que os empresários associam ao Sebrae?

Relatórios completos
Referências


Principais resultados

Pesquisa Imagem Junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017 e 2018

Qual é o primeiro nome de instituição/empresa que vem à cabeça do empresário quando se fala em promoção do empreendedorismo no Brasil?

Entre os empresário o Sebrae é a instituição mais lembrada quando o assunto é a promoção do empreendedorismo no Brasil. No entanto, nota-se que uma proporção significativa dos empresários não conseguiu citar alguma instituição. Esses resultados parecem indicar que atualmente ainda não é possivel dizer que exista uma instituição/empresa que seja Top of Mind quando o assunto é a promoção do empreendedorismo.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2016 a 2018.

Com que tipo de instituição o Sebrae parece na visão dos empresários?

Entre os empresários predomina a visão do Sebrae enquanto instituição de ensino e capacitação. Nos últimos quatro anos, a maioria dos empresários entrevistado tem a associado o Sebrae a imagem de uma escola.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2014 a 2018.

Quando questionados sobre se conseguiam citar algum produto ou serviço do Sebrae as respostas mais comuns foram : “cursos” e “consultorias”. Esse resultado pode explicar o motivo que leva a maioria dos empresários a associarem a imagem do Sebrae a imagem de uma Escola.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017 e 2018.

O empresário sabe o que o Sebrae faz?


Para entender melhor a visão que os empresários têm do Sebrae, questionamos os entrevistados se eles seriam capazes de citar algum produto ou serviço oferecido pelo Sebrae. A maioria conseguiu citar algum produto e serviço, e os mais citados foram os cursos.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017 e 2018.

Os empresários têm uma visão positiva ou negativa do Sebrae?

Os empresários têm uma visão positiva do Sebrae. Em uma escala de 0 a 10 os empresários avaliam a imagem que possuem do Sebrae dando uma nota de 0 a 10, onde 0 significa uma “imagem muito negativa” e 10 uma “imagem muito positiva”. Nos últimos 4 anos a nota média tem ficado em torno de 8, indicando uma boa imagem junto a esse público

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2014 a 2018.

 

Os empresários procuram orientação no Sebrae antes de abrirem seus negócios?

Os empresários não têm o costume de procurar orientação no Sebrae antes de abrirem seus negócios. Esse comportamento é mais predominante entre os empresários que possuem Micro ou Pequenas Empresas, ou seja, empresas com maior faturamento. Entre os Microempreendedores Individuais (MEI) nota-se uma maior preocupação em procurar orientação antes da abertura do negócio.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2018.

 

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2018.

 

Os empresários procuram orientação no Sebrae depois de abrirem seus negócios?

A disposição de procurar orientação permanece não sendo a regra, mesmo depois dos negócios abertos. Apesar de uma proporção maior procurar orientação depois do negócio aberto do que antes de abrir o negócio, a maioria dos empresários ainda é composta por aqueles que não procuram orientação. Nessa condição, não se observa diferenças significativas entre os diferentes portes (MEI, ME e EPP).

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017.

 

Cruzando esses resultados com a avaliação da imagem do Sebrae é possível verificar que aqueles que procuraram o Sebrae apresentam em média uma imagem mais positiva (8.6) do que aqueles que não procuraram o Sebrae (8.2).

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017.

 

Quais são os atributos que os empresários associam ao Sebrae?

Os atributos mais associados a imagem do Sebrae são “O Sebrae é para empreendedores. Tanto para quem quer abrir quanto para quem já tem uma pequena empresa consolidada” e “O conhecimento que o Sebrae oferece aumenta decisivamente a chance de sucesso de um negócio”. Os atributos que encontram uma associação menor são “É fácil fazer negócios com o Sebrae, ou seja, é fácil acessar seus produtos e serviços” e “Quando eu preciso, o Sebrae está sempre por perto, disponível”.

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2014 a 2018.

 

Relatórios completos

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2014.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2015.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2016.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2018.

Referências

Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2014.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2015.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2016.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2017.
Pesquisa Imagem junto aos Pequenos Negócios. Sebrae, 2018.