Aqui no Sebrae, nós produzimos muitas informações úteis para os pequenos negócios. São dados que ajudam a tomar decisões e melhorar a realidade dos empreendedores e empresas de todo o Brasil. Mas como esse conteúdo nem sempre é fácil de encontrar, muita coisa boa deixa de ser feita. É que normalmente as respostas que os projetos mais precisam só vem depois de muita pesquisa e… paciência. O que acaba colocando de lado pontos que fazem falta.Isso quer dizer que nós precisamos ajudar as pessoas a fazer duas coisas. A primeira é ajudar a encontrar respostas para as suas perguntas e a segunda é descobrir perguntas que elas ainda nem sabiam que precisavam responder.

Por isso nós criamos o DataSebrae. Ele é a plataforma onde ficam as respostas sobre o ambiente dos pequenos negócios. Afinal, é pra lá que vai o conhecimento produzido no Sebrae.

Você pode começar procurando por um tema. A ideia é que ninguém precise mais garimpar a informação entre milhares de páginas e arquivos. É só procurar por um tema, como crédito, inadimplência ou perfil do MEI. Lá ficam as respostas que nós, do Sebrae, já temos sobre o assunto.
A gente também não esqueceu dos relatórios em PDF e apresentações em PowerPoint. O DataSebrae tem várias bibliotecas digitais. É lá que eles ficam guardados.

No outro extremo, você pode querer todas as informações disponíveis sobre um único ponto no mapa. Isso é possível com um módulo chamado de DataSebrae Locais. Ele gera relatórios com informações sociodemográficas e empresariais de um lugar específico, como a sua rua, por exemplo.
Ou, às vezes, o problema é saber em quais ruas estão as empresas de uma CNAE específica. Essa é outra dúvida que o DataSebrae também sabe responder. É só ir no módulo DataSebrae Indicadores e procurar pelo mapa georreferenciado das empresas brasileiras.

Por outro lado, se o objetivo é ajudar o usuário, nós temos mais uma novidade. É o assistente virtual do DataSebrae. Você pode conversar com ele em linguagem natural, como se fosse uma pessoa, e ele vai te orientar sobre todos os assuntos da plataforma.

Outras informações sobre o DataSebrae podem ser encontradas abaixo: