O DataSebrae

O DataSebrae

Aqui no Sebrae nós produzimos muitas informações úteis aos pequenos negócios. São dados que ajudam a tomar decisões e melhorar a realidade dos empreendedores e empresas de todo o Brasil. Por outro lado, fazer com que esse conteúdo chegue até as pessoas que precisam dele é um desafio. No caminho estão obstáculos como a dificuldade de acesso e a falta de clareza. E é esse contexto que traz o DataSebrae como solução.

Estamos falando de uma plataforma de apoio à inteligência com foco nos pequenos negócios. Nela, são apresentados dados e análises com o objetivo de responder às perguntas daqueles que contribuem com o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. À primeira vista isso pode até parecer simples, mas pense sobre a última vez em que você precisou encontrar uma resposta objetiva. Foi difícil, não foi? E nós conhecemos os motivos. Tanto que eles viraram as preocupações que deram origem ao DataSebrae.

 

 Os dados precisam estar disponíveis
Na maioria das vezes os dados existem, o problema é chegar até eles.  Quantas vezes você já não se deparou com uma lista interminável de páginas, todas elas com potencial para responder as suas perguntas? E cada uma delas traz outros tantos arquivos de texto para continuar o garimpo pela informação de ouro. Pensando nisso, nós adotamos um modelo de buscas em forma de funil. Significa que você pode começar descrevendo um tópico como “Percentual de empresas que usam a maquininha de cartão”. O sistema vai retornar os assuntos em que é maior a probabilidade de encontrar a resposta.

Agora fica ainda melhor. Depois de selecionar uma dessas opções você vai ver uma lista com todas as perguntas que nós, do Sebrae, já sabemos responder sobre o assunto.

 

Os dados precisam fazer sentido
Encontrar a informação é só parte do problema. Ela precisa ser clara o bastante para que você possa tomar decisões com ela. No DataSebrae, as respostas que você procura vem sempre acompanhadas de representações gráficas, sejam em forma de gráficos, mapas ou infográficos.

 

 Nem sempre você sabe o que precisa descobrir
Outra premissa do DataSebrae é a de que uma resposta deve sempre levar a outras. Isso porque não é sempre que você tem clareza sobre todas as perguntas que precisa fazer. Na prática, significa que você verá links e recomendações para outros assuntos e indicadores, com frequência. É a forma que encontramos para que você tenha sempre mais conhecimento sobre os temas tangentes ao seu projeto.

 

Os dados devem chegar ao nível da realidade que você precisa conhecer
O PIB do seu país é importante, mas não diz muita coisa sobre a realidade de um município em particular. O ideal seria saber o PIB desse município também, não é? A boa notícia é que essa informação está disponível. E não para por aí. Os dados do DataSebrae Indicadores chegam ao nível de município, produto, porte e CNAE. Quer dizer que, entre outras coisas, você pode saber quantas lavanderias de pequeno porte existem no município de Ribeirão Preto, São Paulo; ou ainda, quantas toneladas de uva são produzidas em Petrolina, Pernambuco.

 

Outras informações sobre o DataSebrae podem ser encontradas abaixo: