.

IG – São Tiago

Desde o século XIX, há o reconhecimento do valor cultural do biscoito em São Tiago. Fazer biscoitos em São Tiago é recordar gerações, é fazer o que sempre se fez, é voltar ao passado. Da simples atividade de se fazer o biscoito, se estabeleceu uma tradição local. A confecção do biscoito artesanal deu continuidade a essa herança deixada à cidade.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Biscoitos de São Tiago.
 Produto da indicação geográfica.
 Processo produtivo da indicação.
 Biscoitos com chocolate.
 Lanche com produtos da indicação geográfica.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A origem do biscoito aparece em conjunto com a povoação de São Tiago. Conta-se que a cidade foi povoada, em 1708, quando bandeirantes espanhóis seguiam as margens dos Rios da Morte e dos Peixes.

A construção do arraial por estrangeiros deixou marcas europeias. Aqui se destaca, de uma maneira muito especial, os legados referentes às receitas, que ainda hoje são encontradas. São Tiago era ponto de parada, localizada em uma das comarcas mais promissoras de Minas Gerais.

Os tropeiros, aqueles que conduziam as bestas de cargas com mantimentos para serem comercializados nas cidades, eram recepcionados especialmente com esses biscoitos quando vinham, e levavam considerável quantidade quando se iam.

Na década de 1990, a fabricação de biscoito em São Tiago ultrapassa as cozinhas, com a abertura de diversas padarias. A realidade começa a ser transformada. Aos poucos, o biscoito feito à mão, ainda de modo artesanal, alcança as cidades vizinhas. Hoje, São Tiago é reconhecida como a cidade do biscoito.


Localizada no interior de Minas Gerais, São Tiago é a terra dos biscoitos. A festa do “Café com Biscoito” criada pela própria população, que perdura por anos e anos, é a concretização desta tradição.

No mês de setembro, ocorre o tradicional evento na Praça da Matriz. Com a presença dos artesões, das famílias, dos grandes fabricantes de biscoitos, toda a cidade se concentra nessa comemoração, presenteando amigos e parentes com os deliciosos biscoitos artesanais de São Tiago. Os visitantes degustam biscoitos juntamente com o café, saboreando o melhor da cidade.

Com a instituição da Parada do Café-com-Biscoito, retomando as paradas dos tropeiros, São Tiago alcança objetivos culturais e econômicos, resgatando as suas tradições, fortalecendo seus valores locais e atraindo um numero expressivo de turistas e visitantes.


A receita é simples: os biscoitos são obtidos através do amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas ou não, e outras substâncias alimentícias. Mas, o ingrediente secreto, está no seio de cada família são-tiaguense, a sua forma tradicional de fazer biscoitos artesanais, que é passada de geração a geração. São encontrados mais de 20 tipos de biscoitos artesanais nas padarias de São Tiago.


Atualmente São Tiago tem quase 40 fábricas que produzem uma grande variedade de biscoitos, doces e salgados. A economia da cidade hoje está totalmente baseada nas fábricas e padarias, direta ou indiretamente, com a venda dos produtos. O setor terciário é o grande sustento, colaborando com 51%. Segundo os moradores da cidade, “só não trabalha quem quer”, devido ao crescimento e numerosa venda dos populares biscoitos de São Tiago. O pico da produção ocorre entre julho e agosto, e atinge cerca de 15 mil toneladas.



Associação São-Tiaguense dos Produtores de Biscoitos – ASSABISCOITO
Endereço: Praça Ministro Gabriel Passos, s/nº | Cidade: São Tiago/MG | CEP: 36.350-000
Telefone: +55 (32) 3376-1636 | Site: assabiscoito.blogspot.com | E-mail: assabiscoito@outlook.com


Dados Técnicos

Número: 201104
Indicação Geográfica: São Tiago
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação São- Tiaguense dos Produtores de Biscoito
Produto: Biscoitos
Data do Registro: 05/02/2013
Delimitação: A área delimitada coincide exatamente com a área do município de São Tiago.