.

IG – São Matheus

A cultura da erva-mate (Ilex paragiiariensis St. Hil), uma planta cujas folhas e ramos finos são beneficiados para posterior comercialização, tem grande valor comercial em muitos estados do Brasil, além de ser um elemento indissociável da dieta alimentar de parte da população, também tendo um alto valor terapêutico. Na região de São Mateus do Sul, sua produção se diferencia por fatores como ambiente de cultivo, tipos de semente, nutrição do solo e podas.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 9 de Agosto de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Erva Mate de São Mateus.
 Folha da erva mate.
 Folhagem da erva mate.
Muda de erva mate.
Chimarrão de erva mate.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


O estado do Paraná tem em sua bandeira, símbolo visual de maior representatividade de um estado, um galho de erva-mate e um galho de araucária, evidenciando a importância dessas duas plantas para o estado. A exploração da erva-mate ajudou na colonização do Paraná, na sua emancipação e na formação do povo paranaense.

Apesar de a produção de erva-mate ocorrer em diversos municípios, desde a sua colonização, a região de São Matheus se destacou, tendo sido citada sua qualidade e fama em vários relatos históricos.

A produção de erva-mate nessa região foi e ainda é uma atividade econômica que envolve milhares de propriedades rurais, mostrando-se um cultivo adequado ao modelo fundiário local.


A região de São Mateus do Sul possui condições climáticas peculiares. O volume colhido a cada ano, em áreas de ocorrência natural da planta (ervais nativos), torna a região uma das maiores fornecedoras de erva-mate do país, respondendo por 14% da produção. Isso permite que o ambiente favoreça o desenvolvimento da atividade e é capaz de conferir tipicidade à erva-mate colhida e aos produtos elaborados.

Cabe notar que os efeitos do clima não se restringem à erva-mate. A produção da erva-mate se dá em consórcio com outras espécies florestais, nativas da região, cujo crescimento e desenvolvimento também são afetados pelo clima local. Assim, a interação entre clima, plantas do consórcio e erva-mate são fatores de grande relevância para qualidade do produto.


Os produtos da Indicação de Procedência São Matheus são elaborados a partir de partes vegetais de erva-mate (Ilex paraguariensis St Hill.) 100% procedentes da região delimitada para esta indicação.

São protegidos pela Indicação de Procedência os produtos elaborados com erva-mate, definidos pela legislação brasileira: sementes de erva-mate; mudas de erva-mate; erva-mate cancheada; erva-mate para chimarrão, erva-mate para tererê e chá mate.


O grande objetivo da Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus é construir, gerir e promover a Indicação Geográfica São Matheus para os produtos originados da cadeia produtiva da erva-mate na região. Em geral, pode-se dizer que a Indicação Geográfica promove a proteção do território no que tange à tradição na produção da erva-mate.

Diferenciada pelo paladar suave, típico da região, e especialmente pelo sistema de produção, erva-mate da região é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, que aliado às características de solo e clima locais, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ele é amplamente comercializado.

A erva-mate apresenta compostos minerais e metabólicos secundários de interesse para o ser humano. Esta espécie apresenta a característica de acumular alcalóides em sua composição química. Em grande parte consumida na forma de chimarrão e chás, a quantidade de minerais ingeridos junto às bebidas de erva-mate são importantes do ponto de vista da saúde humana.



Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1376. Vila Prohmann | Cidade: São Mateus do Sul/PR | CEP: 83.900-000
Telefone: +55 (42) 3532-1336 | Site: igmathe.com.br | E-mail: sindimate@fiepr.org.br


Dados Técnicos

Número: BR402015000011-8
Indicação Geográfica: São Matheus
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus
Produto: Erva-mate
Data do Registro: 27/06/2017
Delimitação: municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e São João do Triunfo, no estado do Paraná.