.

IG – Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais

A Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa, com clima gélido, e reconhecida como produtora de cafés finos. Nela, a cultura da produção do café existe há mais de 100 anos, e esta tradição pode ser sentida em cada estrada, cidade ou mesmo nos moradores desta belíssima região brasileira.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 19 de Julho de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Serra da Mantiqueira.
 Vista da Serra da Mantiqueira.
 Vista aérea da plantação de café.
 Pés de café da Serra da Mantiqueira.
 Frutos do cafeeiro maduros.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A cultura do café da Serra da Mantiqueira iniciou-se entre 1848 e 1850. Acreditava-se que os terrenos dessa área não prestavam para a cultura do café, devido ao rigor das geadas que assolavam esta região.

Desta forma, as lavouras começaram a ser plantadas em altitudes entre 900 a 1400 metros. A expansão da cafeicultura na Serra da Mantiqueira se deu entre 1913 e 1925.

A partir de 1996, iniciou-se um processo gradativo de aprimoramento da tecnologia cafeeira regional, com a
busca de novos cultivares e instalação de infraestrutura para melhoria da qualidade do café, como colheita altamente seletiva usando as características de maturação dos cultivares precoces, médios e tardios; uso de lavadores, separadores e descascamento do café cereja. O parque cafeeiro encontrava-se em fase de expansão com substituição de cultivares e adequação de novas variedades.

A Serra da Mantiqueira é conhecida pelo seu especial clima de montanhas, rica em estâncias hidrominerais, cujas
águas são famosas pelas suas qualidades terapêuticas. Essas combinações, muito particulares, contribuem para estabelecer uma cafeicultura, ao mesmo tempo tradicional e moderna, que se diferencia pela qualidade dos grãos e consistência na produção e fornecimento.


A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que engloba 22 municípios, tem 50 mil hectares de cafezais e produz 1.250.000 sacas de café por ano. A região montanhosa faz com que colheitas mecanizadas sejam inviáveis. As lavouras estão instaladas em altitude que variam de 1.100 a 1.500 metros. A localidade engloba os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas somente este Estado possui a produção cafeeira mais característica. Em virtude da altitude, o inverno na Serra da Mantiqueira tem temperaturas baixas, com a ocorrência da névoa no começo da manhã e geadas frequentes. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto de 0°C ou menos. Nos picos mais elevados da Serra, o frio pode ser mais intenso e as temperaturas podem ser negativas. As cidades mais elevadas passam dos 1.600m de altura do nível do mar, mas existem picos que chegam a quase 2.800m.


Os cafés produzidos na Serra da Mantiqueira vêm obtendo crescente reconhecimento pelo mercado internacional de qualidade e consistência. Estudos técnicos da região mostram que a Microrregião possui condições edafoclimáticas diferenciadas e propícias para a produção de cafés de nível superior. Além disso, desde 2002, os produtores da região conquistam resultados positivos em diversos concursos renomados de cafés, garantindo um produto diferenciado.


Toda essa produção cafeeira da região gera 150 mil empregos diretos e indiretos. A Serra da Mantiqueira conta ainda com cerca de 8 mil produtores de café, de modo que todas as fazendas que produzem o café também possuem a garantia de que são certificadas, atestando a boa gestão de todas as propriedades. Após a obtenção do registro de Indicação de Procedência, houve a valorização do produto.


Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – APROCAN
Endereço: Rua Ana Umbelina, 122 – Centro | Cidade: Carmo de Minas/MG | CEP: 37472-000
Telefone: +55 (35) 3334-1700 | Site: http: www.mantiqueirademinas.com.br | E-mail: info@mantiqueirademinas.org


Dados Técnicos

Número: IG200704
Indicação Geográfica: Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira
Produto: Café
Data do Registro: 31/05/2011
Delimitação: Possui latitude e longitude delimitada pelos municípios de Heliodora, Baependi, Dom Viçoso e Campanha.