.

IG – Porto Digital

O Porto Digital é o local da inovação dos serviços de Tecnologia da Informação − TI. Referência internacional, o reconhecimento das empresas atende cinco áreas de excelência: capital humano, tecnologia e processo, inovação, cliente e mercado, e sociedade e ambiente. São diferenciadores estratégicos quando o assunto é qualidade.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 19 de Julho de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Vista de prédio do Parque Tecnológico.
 Instalação de empresa situada no Parque Tecnológico.
 Estações de trabalho no Parque Tecnológico.
 Estação de trabalho.
Vista do Porto Digital em Recife.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A invasão holandesa, no ano de 1630, trouxe para Recife, arquitetos, engenheiros, astrônomos, médicos e artistas. Nessa época, Recife foi berço do primeiro observatório astronômico e da primeira Sinagoga das Américas. A cidade, desde então, despontou como um ambiente favorável ao desenvolvimento cultural e tecnológico, tornando-se uma das mais modernas e importantes para o País.

O Porto Digital, em Recife, como ambiente de inovação e tecnologia, se consolidou nas últimas décadas. Reúne um dos principais núcleos econômicos, políticos e acadêmicos, com a participação de instituições, empresas, universidades e governo. É uma região que se insinua no cenário mundial por seu capital humano e empreendedorismo.

Dos engenhos de açúcar para uma economia baseada em serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação
e Economia Criativa, isso é o Porto Digital.


A cidade de Recife, fundada no ano de 1537, é um patrimônio histórico e arquitetônico de valor internacional. A arquitetura da cidade possui grande diversidade de estilos, onde se fundem o colonial, o eclético, o industrial e
o moderno. A área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional conta com 236 edifícios,
51 considerados imóveis de destaque.

O Porto Digital está situado no bairro de Santo Amaro e no sítio histórico do bairro do Recife. A revitalização urbana permitiu a combinação do desenvolvimento tecnológico e preservação da arquitetura e cultura. O bairro possui infraestrutura para a instalação de empresas de TI. Em 100 hectares, são 8 Km de fibra ótica e 26Km de dutos, dispondo de excelente estrutura de serviços de telecomunicações.


As empresas reconhecidas com a Indicação de Procedência do Porto Digital são inovadoras por sua natureza, prestando uma oferta eficiente de bens e serviços de qualidade internacional. Além disso, são comprovadamente empresas cidadãs, que perseguem objetivos de equidade, por meio de projetos de natureza social e atenta às questões contemporâneas de sustentabilidade do meio ambiente.

As empresas do parque tecnológico atuam na prestação de serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação através do desenvolvimento, manutenção e suporte de sistemas tais como: inteligência artificial, redes neurais, segurança da informação, gestão empresarial, softwares sob demanda, páginas eletrônicas e mídias digitais, comércio eletrônico, jogos e entretenimento, consultoria em tecnologia e outros.


O Porto Digital já atraiu para a região mais de 200 empresas e quatro multinacionais, abrigando quatro centros de tecnologia, criando mais de 6.500 postos de trabalho. Em 2010, as empresas faturaram 1 bilhão. O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco possui a maior produtividade científica na formação de mestre e doutores em todo o Brasil. A região puxa o crescimento do PIB a taxas superiores à média do país, com previsão de dobrar na próxima década. O Núcleo de Gestão do Porto Digital ainda realiza a inclusão social da comunidade, desenvolvendo projetos e capacitando os jovens.


Porto Digital
Endereço: Av. Cais do Apolo, nº 222, Edf. Vasco Rodrigues, 16º andar | Cidade: Recife/PE | CEP: 50.030-230
Telefone: +55 (81) 3419-8001 | Site: www.portodigital.org | E-mail: portodigital@portodigital.org


Dados Técnicos

Número: IG201103
Indicação Geográfica: Porto Digital
UF: Pernambuco
Requerente: Porto Digital
Serviço: Serviços de Tecnologia da Infomação – TI – através de desenvolvimento, manutenção e suporte
Data do Registro: 11/12/2012
Delimitação: Zona Especial do Patrimônio Histórico Cultural, do Bairro do Recife Antigo, na cidade de Recife.